Ferrari LaFerrari XX: tão potente, que nem a suspensão aguenta!

Ferrari LaFerrari XX: tão potente, que nem a suspensão aguenta!

Ver vídeo

O Ferrari LaFerrari XX já se encontra em testes, com a versão protótipo a por à prova todos os melhoramentos operados pela Ferrari, naquele que será o seu modelo mais radical de sempre.

Com uma potência que irá certamente ultrapassar os 963 cavalos do LaFerrari, o LaFerrari XX, promete ser a derradeira máquina de pista. Mas nem tudo parece estar a correr da melhor forma, como podem ver no vídeo.

Na sessão de testes em Monza, a suspensão traseira não aguentou o ímpeto das melhorias operadas pela Ferrari, isto porque numa das curvas do famoso circuito italiano, a roda traseira do lado direito resolveu dar um ar da sua graça, com um alinhamento no mínimo invulgar, tendo em conta a geometria da suspensão traseira.

VEJAM TAMBÉM: Mazda RX-9 com 450cv e turbo

Tudo se passa por volta dos 2m e 10s, após a passagem por uma chicane, seguida de uma curva à esquerda, a roda traseira do LaFerrari, descreve um movimento elíptico anormal, em conjunto com ângulos de camber invulgares e convergência excessivamente divergente, mas após a curva tudo parece voltar ao normal.

SKF-Hub-Knuckle-Module(1)

Situação ao qual a Ferrari não será alheia e que terá de investigar um pouco mais o que se passou com os tirantes de suspensão, isto porque, quem produz as mangas de eixo para o LaFerrari, é o Grupo SKF, que se limitou a melhorar as mangas de eixo e cubos que já havia produzido e que equipavam os Ferrari F430 e 458Italia do Campeonato de GT, sendo os restantes elementos de suspensão de fornecedores diferentes.

Será que a mistura de componentes não suportou a potencia superior do LaFerrari XX, ou este LaFerrari XX é capaz gerar tais forças G, que até a suspensão tem dificuldades em digerir.