Todos os detalhes do novo motor 1.5 Skyactiv D da Mazda

19/06/2014
7.779 views
Share Button

skyactiv-d-15

O bloco 1.5 Skyactiv D apresenta-se com uma cilindrada de 1497cc e 105 cavalos às 4000rpm, o binário máximo de 250Nm surge logo às 1500rpm e mantém-se constante até perto das 2500rpm, tudo com emissões de CO₂, de apenas 90g/km.

Mas para chegar a estes valores, nem tudo foram rosas e a Mazda deparou-se com inúmeros problemas de ordem técnica. Problemas que segundo a marca foram ultrapassados, através do recurso às mais recentes tecnologias. Mas vamos por partes, numa perspetiva de desvendar-vos todos os desafios que a Mazda ultrapassou para desenvolver este motor 1.5 Skyactiv D.

Como foi possível vencer a exigentes normas ambientais, sem necessidade de recurso a tratamento catalítico?

Na generalidade os blocos Diesel operam com taxas de compressão, muitos superiores aos blocos a gasolina. Isto deve-se à especificidade da combustão do gasóleo, que detona a altas pressões, e não explode como a gasolina, mas sim incendeia-se.

Tags
,

Tem no ADN a paixão por automóveis, ainda no ventre materno já gostava de andar de carro. Atingiu na formação como mecânico de automóveis o nirvana do viver e respirar técnica automóvel. Define-se como um Gearhead/Petrolhead e tem a condução como o seu Elixir de Vida.