Ford Fiesta Red e Black Edition: 1.0 Ecoboost atinge 140cv

Ford Fiesta Red e Black Edition: 1.0 Ecoboost atinge 140cv

Ford apresenta o Fiesta Red e Black Edition, modelos que se posicionam um degrau abaixo do referencial Fiesta ST, estreando nova variante do pequeno Ecoboost de 3 cilindros, a mais potente até agora num carro de produção, com 140cv.

Nada presunçosa a Ford, ao ir buscar o Ferrari 458 Speciale e o Bugatti Veyron para comparar a potência específica do seu pequeno três cilindros de apenas 1 litro. Nada mesmo… Mas, facto é que os 140cv por litro deste pequeno motor são superiores aos dos modelos citados. Se este motor tivesse a mesma cilindrada do 458 Speciale debitaria mais 25cv que este.

VEJAM TAMBÉM: Fomos testar a versão de 125cv do motor 1.0 Ecoboost no Fiesta, surpreendeu!

A Ford tem razões para exagerar as qualidades do seu premiado e bem sucedido motor. No Fiesta, em 2014, o 1.0 Ecoboost nas suas duas versões, com 100cv e 125cv, representa 30% das vendas e igual proporção podemos encontrar no Ford Focus.

Um dos melhores exemplos aplicados do downsizing, onde motores de capacidade mais baixa e sobrealimentados substituem os anteriores motores naturalmente aspirados, mas de maior capacidade.

ford_fiesta_red_black_2014_4

Com 140cv, provavelmente um recorde para um motor de 1 litro aplicado a um automóvel, a Ford destapa um pouco mais do potencial do motor. Como os restantes 1.0 Ecoboost esta versão também é sobrealimentada através de um turbo, recorre à injecção directa e a um comando variável das válvulas.

A Ford já tinha atingido o ano passado um pico com o pequeno Ecoboost, quando apresentou o intrigante Ford FF1, basicamente um Formula Ford para a estrada, em que este extraía 202cv de um litro de capacidade. Estará a Ford a preparar variantes ainda mais possantes do 1.0 Ecoboost para equipar os seus modelos? Acreditamos que sim, até porque há planos para a introdução deste motor em modelos como o Mondeo e o Kuga.

Especulações à parte, foquemo-nos nos novos Fiesta Red e Black Edition que estreiam esta nova versão do 1.0 Ecoboost. Como já anunciámos são 140cv, que permitem atingir os 0-100 km/h em 9 segundos e uma velocidade máxima de 201 Km/h. A performance espevitada é contraposta com consumos reduzidos. Em ciclo combinado é de 4.5 l/100km e emissões ficam-se pelas 104g CO2/km. Uma nova realidade de «performance sem culpa parece» cada vez mais ser o futuro.

ford_fiesta_red_black_2014_7

Ficando abaixo do Fiesta ST, e focados no estilo e dinâmica, os Fiesta Red e Black Edition destacam-se visualmente dos restantes Fiesta por apresentarem uma carroçaria bicolor. O Red Edition apresenta-se com uma carroçaria de cor vermelha – ou Race Red como a Ford a define – contrastando com um teto em preto brilhante entre outros apontamentos, como retrovisores e contornos das grelhas. O Black Edition inverte o esquema de cores, com uma carroçaria em Phanter Black e teto, retrovisores e contornos da grelha em vermelho.

No interior vemos uma consola central em preto brilhante, volante em pele e fole da caixa de velocidades com costura de cor vermelha. Tratamento idêntico dados aos tapetes, com os Fiesta Red e Black Edition a virem equipados com bancos desportivos a fazerem uso do jogo de cores preto e vermelho.

ford_fiesta_red_black_2014_8

Dinamicamente também foram aprimorados. Os Fiesta Red e Black Edition viram a sua transmissão manual de 5 velocidades revista no escalonamento, e a direcção ganhou peso. Está mais próximo 10mm do solo, e as molas são agora mais duras, cerca de 12% à frente e 6% atrás. O eixo traseiro também é agora 11% mais rígido. De série virá com jantes de 16″, e em opção poderá trazer 17. Pequenas alterações que promete tornar todo o envelope dinâmico do Fiesta, conhecido pelo seu comportamento eficaz e divertido, mais acutilante, sem sacrificar em demasia a convivência diária.

Se o Fiesta ST é um passo demasiado grande, o Fiesta Red e Black Edition podem ser o compromisso ideal para quem procura dinâmica acutilante, performances interessantes e consumos contidos. A comercialização deste duo deverá realizar-se nos próximos meses.