BMW Vision Gran Turismo: essência M POWER

BMW Vision Gran Turismo: essência M POWER

Criado exclusivamente para o mundo virtual, o BMW Vision Gran Turismo é uma máquina de pista e estará disponível em exclusivo no jogo Gran Turismo 6, para a Playstation.

Num exercício de liberdade, o BMW Group Design, resolveu meter mãos à obra e passar para o mundo virtual toda a essência daquilo que a BMW representa. Segundo a marca, trata-se de engenharia de exceção aliada ao puro prazer de condução. Claro está que a divisão M da BMW, não poderia ficar de fora, e como já devem adivinhar a responsabilidade da unidade motriz está precisamente a cargo da mesma.

VEJAM TAMBÉM: Novo BMW X6 já foi desvendado

Mas o BMW Vision Gran Turismo não é só um exercício de estilo para um modelo virtual, de facto, o BMW Vision Gran Turismo marca também uma tendência para o futuro no que respeita aos modelos de competição.

2014-BMW-Vision-Gran-Turismo-Sketches-2-1280x800

O BMW Vision Gran Turismo é a emancipação de toda a experiência M, captando a sua essência, o BMW Vision Gran Turismo tem por base um Série 2 M235i, mas com um kit de carroçaria totalmente vocacionado para a pista, composto de para choques com deflectores aerodinâmicos de proporções épicas e um asa GT integrada na linha da carroçaria.

A NÃO PERDER: BMW i8, todos os detalhes de um desportivo único

Algo a que não é alheio as declarações, de Karim Habib, director de Design da BMW e segundo ele e passando a citar, «O BMW Vision Gran Turismo é uma peça de engenharia de exceção, com foco na condução precisa, pensado e desenhado para correr e vencer».

Mas vamos levar-vos até à ficha técnica virtual do BMW Vision Gran Turismo. Tal como no BMW M235i, o BMW Vision Gran Turismo é animado pelo bloco de 3 litros e 6 cilindros turbo, mas com algumas diferenças.

2014-BMW-Vision-Gran-Turismo-Track-5-1280x800

No BMW Vision Gran Turismo o bloco N55B debita uns expressivos 549 cavalos às 6200rpm, constantes até às 7300rpm, e o binário monstruoso não lhe fica atrás: são 680Nm, disponíveis logo às 1900rpm.

EM VÍDEO: Protótipo do BMW M2 apanhado em Nürburgring

A gerir a coudelaria M Power, está uma caixa sequencial de 6 velocidades com comando de patilhas no volante e como não poderia deixar de ser, o BMW Vision Gran Turismo partilha da filosofia BMW, com uma distribuição de massas entre eixos de 50:50. O peso total fica-se pelos 1180kg.

2014-BMW-Vision-Gran-Turismo-Track-4-1280x800

É certo que modelos como este BMW Vision Gran Turismo, nascem do convite feito pelo criador do «best seller» de simuladores de condução, Kazunori Yamauchi, a propósito dos 15 anos da saga Gran Turismo. Mas isso não retira o mérito à BMW, muito pelo contrário, na verdade os fãs da BMW anseiam por um modelo que traga de novo o apelo pela condução sem restrições, o verdadeiro puro prazer de condução que a BMW tanto apregoa.

E vocês o que acham do BMW Vision Gran Turismo? Deveria a BMW ter em conta a opinião do público e ponderar a produção de um BMW Vision Gran Turismo, num formato M2 GTR?

Fiquem com o vídeo da conceção do BMW Vision Gran Turismo.