Notícias Bentley Continental GT3-R limitado a 300 unidades

Bentley Continental GT3-R limitado a 300 unidades

O Bentley Continental GT é um dos automóveis da actualidade que melhor define o conceito de Grande Turismo. Nesta versão mais apimentada a Bentley entregou a sua “jóia da coroa” à divisão desportiva da marca. O resultado é Continental GT3-R, um automóvel que sem pretender descurar as suas raízes, apresenta-se como uma exclusiva e interessante mistura do melhor de dois mundos.

Claramente, a divisão desportiva da Bentley decidiu que a performance desta edição teria que ser a melhor de todas as edições já lançadas do Continental GT, e assim, o já reconhecido motor V8 de 4 litros bi-turbo foi afinado para desenvolver 700Nm e 572 cv de potência, mais 50cv do que no Continental GT V8 S.

Em conjunto com uma caixa de relações mais curtas e com um desbaste nas «gorduras» de 100kg, este Bentley Continental GT3-R é agora o Bentley de produção mais rápido de sempre em aceleração. Porque o tempo é muito precioso, este Continental demora apenas 3,8 segundos  para atingir os 100km/h. Será conveniente relembrar que o Continental GT3-R é um automóvel com cerca de 2,2 toneladas…

Bentley Continental GT3R Photograph: James Lipman // jameslipman.com

Para cumprir a promessa deste GT3-R ser o Bentley mais dinâmico de sempre, o chassis e o controlo de estabilidade foram refinados para proporcionar um melhor comportamento em curva. O sistema de tracção integral (40:60) ganha a capacidade de vectorização de binário, uma tecnologia que permite distribuição independente da força de torção a cada roda, neste caso, apenas às traseiras.

VEJAM TAMBÉM: Conheçam ao detalhe, como funciona e o que é um sistema de vectorização de binário aqui 

No exterior, o Continental GT3-R não tenta esconder a sua alma mais desportiva: um novo splitter dianteiro ajuda à força descendente, bem como a asa traseira, que nesta versão é fixa e em fibra de carbono. O capot tem duas entradas de ar, inspiradas no modelo de competição, que pretendem ajudar ao arrefecimento mais eficaz do motor. A única cor com que esta edição especial do Continental GT vai sair da fábrica é o Glacier White, um branco que contrasta com os gráficos pretos e verdes presentes em todo o automóvel.

Bentley Continental GT3R Photograph: James Lipman // jameslipman.com

Abrindo as portas, temos acesso a um interior que se alinha perfeitamente com a herança de corrida da Bentley. Fibra de carbono e verde em abundância, uma combinação claramente vencedora. Para a segurança do condutor e passageiro, os bancos do Continental GT3-R possuem melhorias ao nível de apoio lateral. Atrás destes bancos está…espaço. Os bancos traseiros foram retirados, para ajudar à dieta deste Bentley.

Bentley Continental GT3RPhotograph: James Lipman // jameslipman.com

O preço de cada uma das 300 unidades do Bentley Continental GT3-R é ainda desconhecido. Seja qual for, podemos sempre encontrar algum refugio no conforto da marca oferecer 3 revisões nos primeiros 4 anos depois da compra…