Notícias Audi RS5 TDi Concept estreia tripla sobrealimentação

Audi RS5 TDi Concept estreia tripla sobrealimentação

A Audi celebra os 25 anos da introdução dos motores TDI na sua gama, apresentando o Audi RS5 TDi Concept. Mais uma aposta da marca dos anéis em demonstrar que os blocos Diesel também podem ter carácter desportivo.

A sigla TDI é muito importante para a Audi. Durante anos, a tecnologia TDI do Grupo Volkswagen encontrou na marca alemã a montra ideal para as suas inovações tecnológicas. Recordamos por exemplo, as vitórias da Audi nas provas de resistência com o R18 TDI; o Audi R8 V12 concept, que foi o primeiro (e até agora único…) superdesportivo do mundo equipado com um motor Diesel; ou o Audi Q7 V12 TDI, que surgia equipado com o maior e mais potente motor Diesel do mundo.

Todo estes anos de evolução por intermédio da competição, comercialização e desenvolvimento de motorizações TDI radicaram num modelo novo: o Audi RS5 TDI Concept. Mais uma bandeira no desenvolvimento de motorizações Diesel que a Audi pretende levantar bem alto.

rs5-tdi-a-1

Por isso mesmo, o Audi RS5 TDI Concept apresenta novidades extraídas diretamente do departamento desportivo da marca. O intuito da marca é fazer deste RS5 TDI o mais moderno e desportivo Diesel da atualidade.  O destaque vai claramente para o recurso à tripla sobrealimentação. Ao todo, são dois turbos e um compressor volumétrico a alimentar o motor 3.0 TDI que já conhecemos de outros modelos da marca (A6, A5, Q7, Q5).

No RS5 TDi Concept, o bloco 3.0 TDI debita agora uns expressivos 385cv de potência e uns impressionantes 750Nm de binário máximo. Comparado com o seu irmão a gasolina, são menos 65cv de potência, mas são mais 320Nm de binário máximo. Números impressionantes com que a caixa R-Tronic de 8 velocidades e o sistema de tração integral Quattro, vão ter de lidar.

imagegallery-43209-538707bed60f3

Mas porque num desportivo não é só a potência que conta, a Audi operou uma dieta rigorosa no bloco V6, poupando 20kg no peso do motor com recursos a componentes internos mais leves, tais como a cambota, bielas e pistões. A performance deste RS5 TDi Concept, promete não dececionar ninguém. Com uma aceleração dos 0 aos 100km/h em escassos 4s, menos 0,6s que o seu irmão RS5 a gasolina e uma velocidade máxima de 280km/h, pulmão é coisa que não falta a este Audi.

A Audi, decidiu seguir uma abordagem diferente. Como já referimos, o Audi RS5 TDi é o 1º modelo da marca a estrear a tripa sobrealimentação, aos dois turbos da versão 3.0 Bi-TDI junta-se à festa um pequeno compressor volumétrico de funcionamento totalmente eléctrico, alimentado por um sistema de 48 volts e uma bateria/capacitador.

A função deste é compressor é simples: gerar pressão de sobrealimentação para os turbo de baixa inércia quando a pressão dos gases de escape não o consegue fazer. Resultado? O binário máximo deste motor (750Nm) está disponível logo às 1250rpm. Sem demoras na resposta ao acelerador, todo o poder de fogo está disponível de forma instantânea.

rs5-tdi-5-1

Com a potencia a máxima a chegar às 4200rpm, este RS5 TDi Concept, promete envergonhar o seu irmão a gasolina quer seja na sua enorme reserva de potência, quer seja nas acelerações e retomas de velocidade sem qualquer hesitação, acompanhada por uma visceral descarga de binário aplicada ao sistema Quattro. Para complicar um pouco mais as contas ao seu irmão a gasolina, a Audi anuncia consumos abaixo dos 5L por cada 100km.

E vocês o que acham desta proposta da Audi, são capazes de ceder aos números deste RS5 TDi Concept ou o seu irmão a gasolina com bloco V8, continua a ter aquele encanto especial?