Rolls Royce celebra 110 anos

06/05/2014
528 views
Share Button

A Rolls Royce celebra este mês 110 anos de vida. São 110 anos repletos de luxo, exclusividade e potência. Conheçam a história da marca.

Foi exactamente há 110 anos que Charles Rolls e Henry Royce reuniram-se pela primeira vez. Dessa reunião nasceu uma empresa que se viria a tornar no superlativo máximo da luxo e requinte da industria automóvel: a Rolls Royce. Este dois homens, de origens completamente distintas, começaram uma obra que ainda hoje vive.

Charles Stewart Rolls  foi criado em berço de ouro, um pioneiro numa época em que muitas pessoas pensavam que automobilismo era apenas mais uma moda passageira, e que os cavalos eram o futuro da mobilidade urbana (talvez se tenham enganado…). Empresário astuto e talentoso engenheiro, Rolls foi um verdadeiro visionário no que toca a avanços técnicos.

Rolls produzia bicicletas, motos, carros e foi um dos primeiros defensores da aviação, primeiro com balões de ar quente e depois com aviões – campo onde a marca continua a ter grande tradição na produção de motores. Rolls financiava a sua actividade desportiva com a vendas de automóveis em Londres, na CS Rolls and Co. Mas os carros que vendia eram praticamente todos importados e Rolls andava frustrado com a  falta de iniciativa britânica neste campo.

Colaborador da Razão Automóvel e um “petrolhead” confesso. Alcatrão, gasolina, borracha e metal, são estes os seus quatro elementos básicos. Conduzir é para ele uma terapia e uma forma de estar. E se o «terapeuta» tiver tração traseira então... é o nirvana total!