David Brown Automotive Speedback GT: o DB5 do novo milénio

David Brown Automotive Speedback GT: o DB5 do novo milénio

A empresa especializada em carroçarias, David Brown Automotive apresentou no Top Marques o seu novo modelo: o Speedback GT. Um reinterpretação moderna do Aston Martin DB5.

Não são muitos os automóveis que nos conseguem cativar durante anos a fio com a elegância das suas linhas e a sua presença. O Aston Martin DB5 é um desses casos, graças ao seu charme e ao seu requinte que parecem intemporais.

2014-David-Brown-Automotive-Speedback-GT-Studio-1-1280x800

Foi com essa inspiração retro do DB5 que a David Brown Automotive, decidiu pegar naquele que é considerado um dos mais elegantes designes dos anos 60, recriando o modelo à luz dos tempos modernos.

Nesta reinterpretação do DB5 em forma de Speedback GT, a base não é um Aston Martin, mas antes de um Jaguar XKR. Embora pareça não fazer sentido recorrer à plataforma de uma marca rival, recordamos que num passado recente as duas marcas chegaram a partilhar grande parte dos seus componentes.

A NÃO PERDER: Top Marques 2014: os melhores carros do mundo estão aqui

Tal como referimos, o Speedback GT tem por base o Jaguar XKR. O que acaba por nos remeter para a unidade motriz encarregue de mover o Speedback GT. Os préstimos de locomoção deste clássico moderno ficaram a cargo do bloco AJ V8 de 3ª geração da Jaguar com 5L de cilindrada e 550 cavalos. Um motor que promete recuperar todas as sensações de adrenalina que o DB5 conferia aos seus condutores em 1963.

Os preços não são conhecidos e existe uma razão. O nível de personalização do Speedback GT é tão elevada que os preços podem variar muito de cliente para cliente. Sendo que cada modelo é único e especial.

2014-David-Brown-Automotive-Speedback-GT-Interior-1-1280x800

No que respeita a tecnologia presente, o Speedback GT é transporta os seus ocupantes para as mordomias do séc. XXI com elementos como: os faróis em Xénon; espelhos eléctricos; Led’s na traseira; ajudas electrónicas; ar condicionado e todos os elementos de conforto e segurança que conhecemos dos carros modernos.

O interior pouco tem a ver com o DB5, não há qualquer reminiscência clássica. A David Brown Automotive apenas forrou com novos materiais e peles o interior do XKR, com detalhes próprios.

Deixamos-vos com o vídeo, onde toda a história do nascimento do Speedback GT é retratada.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter