Volkswagen NMC: o anti-Mercedes CLA

Volkswagen NMC: o anti-Mercedes CLA

O título parece código, mas desdobremo-lo: Volkswagen NMC, ou New Midsize Coupé, ou ainda… o anti Mercedes Benz CLA. Nesta guerra de acrónimos a Volkswagen tenta repetir o sucesso do Passat CC, agora apenas CC, e num segmento abaixo onde de momento, a estrela é o senhor estilo de nome Mercedes CLA.

A marca diz que se trata de um concept, mas tirem-lhe as jantes de 20″ e maquilhagem de salão, e podemos observar retrovisores e manípulos de dimensões e aspecto convencional nas portas. Nada de câmaras em vez de espelhos, ou manípulos à face da carroçaria ou mesmo ausentes. E o interior não engana. É mesmo um veículo de produção, que dará origem ao irmão mais compacto do Volkswagen CC. E como acontece com tantos outros, mais um uso inapropriado da palavra Coupé.

Na realidade, não é mais que um clássico 3 volumes e 4 portas. Mais baixo e largo que um Jetta, e uma linha de tejadilho mais fluída, e facilmente justifica-se o novo modelo e posicionamento.

Auto China 2014

O Mercedes CLS foi o primeiro a assumir-se como tal, e agora parecem estar em toda a parte. Falo, claro, destes sedans de estilo mais dinâmico e mais baixos. Culpemos a Mercedes pela expressão coupés de 4 portas, e mantendo o foco nesta, o seu mais recente Mercedes CLA tem sido o centro das atenções neste nicho. Tudo graças ao seu vistoso estilo.

Fundir o clássico sedan com os traços mais dinâmicos associados aos coupés, permite ter, em teoria, o melhor de dois mundos. O desejável estilo dos coupés com a superior praticalidade das 4 portas.

Mas se o mais pequeno CLA coloca o tom a um nível quase extravagante nestes novos “coupés” de 4 portas compactos, o revelado Volkswagen NMC, está num campo praticamente oposto. Ambos possuem a mesma arquitectura. Tracção e motor à frente, com este último em posição transversal. A plataforma MQB da Volkswagem, graças a um packaging bastante eficaz, até se revela mais amiga dos designers, que, independentemente do modelo que dela derive, têm apresentado melhores proporções gerais que os modelos precedentes. Algo que não é fácil nos dias que correm, dado os requisitos cada vez mais exigentes no que toca a segurança passiva que não costumam casar bem com a arquitectura mencionada. E em design automóvel, se as proporções base são boas, todo o restante trabalho de styling parece ficar facilitado.

Auto China 2014

E no caso do Volkswagen NMC, as imagens revelam um automóvel visualmente muito equilibrado, com proporções bastante bem mais conseguidas que as do CLA. Com dimensões de 4.597m em comprimento, 1.838m em largura e 1.422m de altura, é 1cm mais baixo e 6cm mais largo que o Mercedes CLA, o que beneficia a importante stance do veículo, ou seja, a… pose ou a forma como fica “plantado” sobre o alcatrão.

A estética é previsivelmente Volkswagen. Sem rasgos criativos, com estilo mais sóbrio, quase clássico, acompanhado de um rigor de execução puramente germânico, que corre o risco de ser considerado convencional num nicho que vive e muito da estética. As pistas visuais para o seu carácter mais dinâmico advém do novo párachoques frontal, com jogo dinâmico de linhas que formam as 3 entradas de ar inferiores. E claro, as imponentes jantes de 20″ acompanhadas de pneus de baixo perfil.

O interior do NMC é decalcado do Volkswagen Golf, aparte a vestimenta de gala específica para o salão de Pequim. Dado a proximidade dimensional com o Jetta, era de esperar boas cotas interiores, com o Volkswagen NMC a revelar muito espaço, com possibilidade de levar 3 passageiros no banco de trás e generosos 500 litros de capacidade da bagageira.

Auto China 2014

Mecanicamente herdou os elementos do Volkswagen Golf GTi, ou seja, o conhecido EA888 de 2 litros e 4 cilindros, aqui com 220cv, acoplado à transmissão de dupla embraiagem DSG de 7 velocidades. As performances anunciadas indicam 6.5seg dos 0-100 km/h e 244km/h. E apesar de performances alegres, o consumo médio anunciado é de apenas 6.4l/100km.

Destinado a ser produzido no México e na China, não deverá estar longe a apresentação da variante de produção do NMC, pelo que nessa altura ficaremos a conhecer o seu nome definitivo.