Clássicos Lembras-te deste? O E39 é para alguns o melhor BMW M5 alguma vez produzido

Referência

Lembras-te deste? O E39 é para alguns o melhor BMW M5 alguma vez produzido

O melhor dos BMW M5? Muitos são da opinião que sim. O primeiro a receber um V8, tração traseira, caixa manual, o M5 E39 era a referência e o alvo a bater.

BMW M5 E39

Sem sombra de dúvida um dos automóveis mais bonitos e elegantes do seu tempo. Uma plataforma competente, um motor que nos faz babar, uma caixa manual (claro…) e umas performances que nos deixam com um sorriso na cara. Falamos do incontornável BMW M5 E39.

Esta máquina, a terceira da nobre linhagem do BMW M5, teve quase para nem existir. Os engenheiros sabiam que para conceber esta ultimate machine teriam de deixar o bloco de seis cilindros em linha de lado. Bloco esse que equipou o M5 durante duas magnificas gerações e que agora estava pronto de ser dispensado. O mesmo seis cilindros que outrora dera alma ao M1 era agora um bloco obsoleto.

O novo M5 necessitava de definir novas metas e para isso era necessário atingir um novo patamar de potência. Os recursos do seis cilindros tinham sido esgotados, chegava a hora abrir os «cordões à bolsa» e desenvolver uma nova motorização. Ação que deixou os fãs da marca desapontados, afinal de contas, o straight six era uma das imagens de marca BMW.

O primeiro M5 com oito cilindros

A verdade é que o motor V8 escolhido rapidamente começou a conquistar fãs. Um motor V8 naturalmente aspirado de 4.9 l com 400 cv e 500 Nm de binário às 3800 rpm. Um autentico “muscle” europeu que teve uma enorme aceitação no mercado americano. Uma aposta ganha, pois a outra alternativa seria um seis em linha turbo, que eventualmente não teria uma aceitação tão grande.

BMW M5 E39 (6)

Com o V8, o famoso E39 conseguia não só atingir os 100 km/h em menos de 5s como recuperava dos 80 km/h aos 120 km/h em cerca de 4.8s… em 1998!

Com as questões mecânicas resolvidas, dinamicamente o BMW M5 não podia deixar os seus créditos por mãos alheias. E a marca bávara não o fez por menos: o M5 foi a primeira berlina capaz de atingir os 1,2 g de aceleração lateral. Algo que parecera impossível à partida, mas ficamos agradecidos ao sr. Karlheinz Kalbfell, chefe da divisão M da BMW na altura, que não aceitou um «não» como resposta e insistiu, até atingir a perfeição tecnicamente possível na altura.

BMW M5 E39

Um automóvel com alma. E mais que uma máquina: um familiar, um desportivo, um executivo, tudo num só. É esta a magia do M5, capaz satisfazer a família, amigos e até o cão. Fica bem na entrada de casa, fica bem no reflexo dos vidros das lojas, fica bem na cidade e na serra, em pista ou no parque de estacionamento.

RELACIONADO: Seis gerações de BMW M5. Qual deles com o melhor som de escape?

Até a Madonna deu em maluca com um…


Sobre o “Lembras-te deste?”. É a rubrica da Razão Automóvel dedicada a modelos e versões que de alguma forma se destacaram. Gostamos de recordar as máquinas que outrora nos fizeram sonhar. Embarca connosco nesta viagem no tempo, semanalmente aqui na Razão Automóvel.