Injetores Piezo: o que são e como funcionam

14/04/2014
8.769 views
Share Button

Com as apertadas normas antipoluentes, todos os construtores vêem-se obrigados a reduzir as emissões. As recentes normas EURO6, elevaram a fasquia para um patamar ainda mais alto.

Uma das maneiras de se obterem resultados, é fazendo com que a detonação do combustível no interior dos cilindros se processe da forma mais eficiente possível. Os injetores Piezo terão um papel determinante nesse sentido.

Como é que isso pode ser feito?
Realizando injeções mais frequentes com menor volume de combustível e a maiores pressões de injeção, uma maneira de queimar de forma mais limpa e completa o combustível. Os injetores Piezo usam cristais de quartzo como atuador, que é mais rápido face aos tradicionais injetores de solenóide eletromagnético.

O que é a Piezoeletricidade?
Piezoeletricidade é uma combinação de efeitos do comportamento elétrico do material, particularmente de cristais. Quer isto dizer que quando se aplica uma força num cristal, o centro de equilíbrio das cargas positivas e negativas é deslocado, causando a polarização do material e o consequente deslocamento de corrente elétrica.

Tem no ADN a paixão por automóveis, ainda no ventre materno já gostava de andar de carro. Atingiu na formação como mecânico de automóveis o nirvana do viver e respirar técnica automóvel. Define-se como um Gearhead/Petrolhead e tem a condução como o seu Elixir de Vida.

  • Kleber Jorge

    Eu tinha algumas dúvidas sobre essa tecnologia de injeção direta de combustivel, mas essa matéria me ajudou bastante. parabens pelo trabalho.

  • castilho17

    eles já são usados em veiculos a gasolina como a nova geração da mercedes..
    tecnologia bacana..