Delahaye USA Pacific: um regresso ao passado em grande

Delahaye USA Pacific: um regresso ao passado em grande

Nos últimos tempos, temos assistido ao nascimento de algumas marcas que começam a sua atividade construindo carros baseados na interpretação moderna dos ícones nos quais se inspiraram. É o caso da Delahaye USA, com o seu Pacific.

O Delahaye USA Pacific é um belo e inspirado tributo ao lendário Bugatti Type 57SC Atlantic, um dos mais belos carros dos anos 30 (de sempre talvez…) com uma performance e luxo invejáveis.

Bugatti Type 57SC Atlantic
Bugatti Type 57SC Atlantic

Fruto da visão de Jean Bugatti, filho do fundador Ettore Bugatti, o Type 57 surgiu em 1934 e a sua estética arrojada permitiu manter-lhe o sucesso comercial até 1940. Do Type 57SC Atlantic constam apenas 43 unidades produzidas.

Uma delas pertence ao famoso estilista Ralph Lauren, conhecido por possuir uma colecção muito interessante de carros exóticos. Na sua posse tem um Bugatti Type 57SC Atlantic de 1938 avaliado em 40 milhões de dólares, unidade na qual a Delahaye USA se baseou, para construir o seu tributo aperfeiçoado aos tempos modernos de tamanha máquina.

Segundo a Delahaye USA, o Pacific não é apenas uma mera réplica do Type 57SC Atlantic pois os designers e artesãos como Erik Kouk, Jean De Dobbeleer, Crayville entre outros, respeitando a visão original de Ettore Bugatti, limitaram-se a melhorar e adaptar um produto já de si soberbo.

2014-Delahaye-USA-Pacific-Static-7-1280x800

E em que é que esta construção pós moderna de um modelo clássico, torna tudo diferente de apenas uma réplica?

Comecemos pelo chassis e carroçaria, onde o chassis tubular em aço é 25,4cm maior que o modelo original permitindo fazer um aproveitamento mais eficiente do espaço interior.

A carroçaria também conta com uma inovação. Ao contrário do aço usado nos anos 30, a carroçaria do Pacific é totalmente em Fibra de Vidro e Fibra de Carbono, o que permitiu reduzir imensos custos e tornar mais simples o manuseamento da mesma visto não ter a complexidade de trabalho que o aço exige. Contudo os rebites tradicionais da junção de painéis estão recreados tal e qual como no modelo original.

2014-Delahaye-USA-Pacific-Static-4-1280x800

Para a propulsão do Pacific, a Delahaye USA foi buscar os préstimos de uma unidade BMW V12 de 5 litros, acoplado a uma caixa automática de 4 velocidades.

Na suspensão, poderíamos logo pensar que o Pacific está dotado dos mais recentes esquemas, mas desenganem-se. A Delahaye USA foi pela opção tradicional e o Pacific conta com molas de lâminas nos 2 eixos e com um eixo traseiro de origem Ford que contempla o diferencial.

No interior temos a recreação de acordo com o modelo base, mas com algumas inovações, como é caso dos vidros elétricos, travões servo assistidos, direção assistida e ar condicionado. Para dar um toque final de requinte, toda a tapeçaria do interior provém da Mercedes-Benz.

2014-Delahaye-USA-Pacific-Interior-2-1280x800

Infelizmente não são conhecidos detalhes sobre a performance desta recriação contemporânea. A Delahaye USA, disponibiliza duas versões com base no Type 57SC Atlantic: o Bella Figura Coupé e o Pacific Fastback em forma de kit.

Para todos os que são fãs de outros modelos da época a Delahaye também disponibiliza apenas o chassis completo, sendo posteriormente necessária a implementação de uma carroçaria a gosto. Os preços apenas estão disponíveis mediante pedido, mas é certo que estaremos a falar de valores inferiores aos apurados pela unidade de Ralph Lauren…