Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse Legend Black Bess: sumptuosidade franco-alemã

Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse Legend Black Bess: sumptuosidade franco-alemã

O Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse Legend Black Bess é a mais recente versão exclusive da Bugatti. Mais precisamente a 5ª, das seis versões especiais que prestam homenagem às lendas do universo Bugatti.

Tal como as anteriores séries das Lendas Bugatti, o Legend Black Bess é um tributo aos nomes e modelos que marcaram o passado histórico da Bugatti. Neste caso em concreto, o Bugatti Type 18.

O Type 18 é um dos carros mais importantes de sempre da Bugatti, e eventualmente uma das mais notáveis máquinas criadas pelo homem. O Type 18 ficou célebre por ser o equivalente do Bugatti Veyron, mas há mais de 100 anos atrás.

Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse Legend Black Bess

Foi precisamente no ano de 1912, pouco antes da 1º Guerra Mundial que a Bugatti chocava o mundo com um carro de estrada, capaz de uma performance sem paralelo para época. A ficha técnica impressionou o mundo! Equipado com um motor de 5l e 4 cilindros em linha o Bugatti Type 18 debitava mais de 1 00 cv e era capaz de atingir uma velocidade máxima de 160 km/h.

Numa época em que os cavalos e as carroças eram o meio de transporte dominante, estes números impressionavam.

O Type 18 conheceu vários sucessos desportivos com Ettore Bugatti ao volante. Ainda assim, apenas 7 unidades foram produzidas deste exclusivo modelo, uma vez que Ettore Bugatti só vendia o seu Type 18 a clientes muito especiais.

Entre eles contava-se Roland Garros, o pioneiro francês da aviação civil responsável por cruzar o mediterrâneo de avião em 1912. Garros ficou apaixonado pelo modelo assim que soube das suas características e Ettore soube tirar todo o proveito disso. Conseguiu vender-lhe um Type 18 e ao mesmo tempo assegurar a devida publicidade, uma vez que Roland Garros estava associada ao que de melhor a engenharia podia oferecer.

Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse Legend Black Bess

Atualmente sobrevivem apenas 3 unidades do Type 18, que podem ser apreciadas no Museu Lowman, todas elas provenientes de uma coleção privada.

Voltando ao Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse Legend Black Bess, o requinte interior é soberbo e a qualidade foi uma vez mais elevada a um patamar impressionante, onde a atenção ao detalhe não foi poupada. O novo processo de pintura manual da pele é de patente Bugatti e foi especialmente desenvolvido para aguentar o stress de resistência do material sem que a pele possa perder a cor das tintas aplicadas.

No exterior encontramos uma construção totalmente em fibra de carbono e tal como o seu predecessor, o Type 18, a cor de eleição para a pintura é o preto, com pormenores em cor dourada para relembrar-nos que estamos perante a edição de homenagem «Black Bees» (uma reminiscência do tempo das corridas de cavalos). Como cereja no topo do bolo, alguns componentes do Bugatti Veyron são banhados a ouro de 24 quilates, por exemplo a grelha dianteira.

Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse Legend Black Bess

A performance do Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse Legend Black Bess mantém-se, e o preço exclusivo para 1 das únicas 3 unidades que serão produzidas começa nos 2,15 milhões de euros.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter