Notícias Volkswagen Golf: 40 anos de sucesso

Volkswagen Golf: 40 anos de sucesso

Qualidade de construção, tecnologia, conforto e fiabilidade. Têm sido estes os pilares fundamentais da carreira comercial do Volkswagen Golf.

O Volkswagen Golf está de parabéns, completa este sábado 40 anos. Um modelo que ao longo destas quatro décadas tem sido o standard de excelência do segmento C.

Lançado em 1974, o Volkswagen Golf tinha pela frente uma árdua tarefa. Nada mais, nada menos do que substituir o icónico Volkswagen Carocha. Perante um caderno de encargos tão exigente, a Volkswagen não facilitou e colocou todos os seus meios e recursos dedicados ao desenvolvimento do novo Golf.

Partindo de uma folha em branco, a marca sabia muito bem o que queria: um automóvel fiável, confortável, com um design interessante e tecnologia de ponta. E assim foi. Lembramos que até 1974, a Volkswagen só tinha produzido modelos de motor e tração traseira.

Podemos dizer que o Volkwagen Golf foi o primeiro modelo da Volkswagen da era moderna. Resultado? O número de unidades vendidas fala por si: mais de 30 milhões de unidades do carro ao longo destas quatro décadas.

Sete gerações: sete sucessos

golf 40 anos

O primeiro Golf foi desenhado pelo italiano Giorgetto Giugiaro. A Volkswagen queria que o Golf juntasse o melhor da tecnologia alemã com o melhor design italiano. A fórmula resultou. Um das linhas mais apreciadas no primeiro Volkswagen Golf era o formato largo das colunas C, detalhe que alias, foi repetido em todas as gerações do modelo. Com o passar do tempo, o modelo também foi crescendo, evoluindo nas quotas de habitabilidade disponíveis para os passageiros.

A segunda geração do Golf chegou, corria o ano de 1983. Uma geração que mais uma vez ficou marcada pelo conteúdo tecnológico. Foi o primeiro carro da VW a receber um sistema de ABS (em 1986). Já a terceira geração, lançada em 1993, foi a primeira a incorporar airbags frontais, item que na altura estava somente disponível em carros de segmento superior.

Na quarta geração, o design do Golf (1998) foi totalmente reformulado. O seu design abandonou as linhas mais angulares em detrimento de um design mais orgânico. Para muitos, o Golf mais belo de sempre. Em 2003, chegou o Volkswagen Golf V, que adoptou pela primeira vez airbags laterais e suspensão traseira independente, levado o modelo para um novo patamar de sofisticação.

A sexta geração foi a que menos mudou em relação à anterior, visualmente falando. Já a parte mecânica trouxe inovações importantes, com motores auxiliados por turbo e injeção direta de combustível.

Fruto de tantos anos de desenvolvimento, sempre escolhendo receitas com sucesso, atualmente na sua 7ª geração o Volkswagen Golf pode ser considerado um dos melhores automóveis da atualidade. Uma fórmula vencedora, que nunca se distanciou dos seus valores fundamentais: Qualidade de construção, tecnologia, conforto e fiabilidade.

golf evolução