Porsche 919: V4, 2.0L, 9000 rpm e vontade de vencer

Porsche 919: V4, 2.0L, 9000 rpm e vontade de vencer

A Porsche revelou no Salão de Genebra 2014 a sua criação para voltar a competir naquela que é, provavelmente, a corrida mais conhecida do mundo: as 24 Horas de Le Mans. O Porsche 919 representa o pináculo da tecnologia da casa de Estugarda.

A Porsche tem um novo argumento para destronar a Audi, que há quatro anos consecutivos vence a prova. O Porsche 919 é a materialização da ambição da marca em voltar aos lugares vencedores de Le Mans. No desenvolvimento do automóvel foram gastas mais de 2000 horas em túnel de vento e extensos testes em pista.

O Porsche 919 é técnica e momentaneamente, um automóvel com tracção integral: as rodas traseiras são movidas por um motor de combustão de quatro cilindros em V, com 2 litros de capacidade, turbo-comprimido a gasolina, enquanto que um sistema eléctrico é responsável por dar energia às rodas dianteiras, ainda que em períodos de tempo relativamente curtos.

De forma a recuperar energia o mais eficientemente possível, a Porsche dotou o 919 de dois sistemas de recuperação energética: um de recuperação da energia gasta na travagem, e outro de recuperação de energia térmica dissipada pelo sistema de escape. O conjunto destes dois sistemas permite recuperar até 8 megajoules por cada volta no circuito de La Sarthe, o máximo permitido pelo regulamento da prova em vigor.

Mark Webber será um dos responsáveis por levar a Porsche novamente ao pódio de Le Mans. A prova decorrerá entre 14 e 15 de junho.

Acompanhem o Salão de Genebra com o Razão Automóvel e fiquem a par de todos os lançamentos e novidades. Deixem-nos o vosso comentário aqui e nas nossas redes sociais!