Peugeot de volta ao Dakar em 2015?

Peugeot de volta ao Dakar em 2015?

Se a Peugeot voltar à maratona «africana», será o regresso de uma marca que já venceu a prova por quatro vezes. Vem aí uma quinta vitória?

A publicação francesa L’Equipe avançou esta semana que a Peugeot estará de volta ao grande circo do todo-o-terreno mundial em 2015: o Rali Dakar. Ainda sem confirmação oficial, o porta-voz da Peugeot Sport afirmou que “é uma das possibilidades que estamos a trabalhar, tal como quando tínhamos planeado para participar da corrida Pikes Peak Hill Climb”, em declarações ao jornal francês.

Entretanto, a notícia já começou a correr os principais periódicos motorizados de todo o mundo. Alguns avançam que a grande parceira deste regresso em «força» será a Red Bull, o gigante das bebidas energéticas que já apoiou a Peugeot noutras ocasiões. Por exemplo, na última edição do Pikes Peak Hill Climb.

PEUGEOT DAKAR 2015 1

Quanto ao modelo escolhido, a opção mais provável aponta para um «buggy» de tração traseira inspirado no Peugeot 208 (imagem ilustrativa em destaque). Ao volante, dá-se como certa a presença de Carlos Sainz, que assinou com a Peugeot um contrato de três anos. Para o segundo carro, apontam-se os nomes de Sebastien Loeb e Stephane Peterhansel. Mas devido ao envolvimento de Loeb com o projecto da Citroen no WTCC é pouco provável que o francês tenha disponibilidade para ir subir umas «dunas» ao deserto de Atacama.

Recordamos que a Peugeot já venceu o Dakar por quatro vezes, com o saudoso 205 Turbo 16 na imagem ( em 1987 e 1988), e com o 405 Turbo 16 ( em 1989 e 1990). Numa época em que os regulamentos permitiam o desenvolvimento de carros que pouco ficavam a dever aos Fórmula 1 da época.

Vale a pena recordar: