KIA Soul EV: Com os olhos postos no futuro!

KIA Soul EV: Com os olhos postos no futuro!

Este ano a KIA optou por não trazer modelos novos ao Salão de Genebra, concentrando as atenções na tecnologia que está a desenvolver. O KIA Soul EV é um repetente de outros salões, mas produto cada vez mais maduro.

Culminando com o lançamento da 2ª geração do KIA Soul, a versão EV, chega a Genebra com argumentos de peso no segmento dos veículos elétricos.

Kia-SoulEV-Geneve_01

Tal como todos os produtos KIA, o KIA Soul EV também terá uma garantia de 7 anos ou 160.000kms.

No aspeto exterior, o KIA Soul EV é em tudo semelhante aos restantes irmãos da gama Soul, ou seja, o teto panorâmico, as jantes de 16 polegadas e a iluminação LED, são por isso elementos presentes. Mas as grandes diferenças residem na secção frontal e traseira, que recebem para choques completamente redesenhados e específicos.

No interior, a KIA optou por dotar o KIA Soul EV com novos plásticos, através do recurso a moldes com dupla injeção, sendo o tablier do KIA Soul EV, de melhor qualidade geral e mais suave ao toque. A instrumentação digital, recorre a ecrãs com a tecnologia OLED.

Kia-SoulEV-Geneve_04

Para aqueles que sempre se questionaram o que aconteceria, quando ficassem sem energia num veículo elétrico, a KIA resolveu o problema, com a introdução de um sistema de infoentretenimento inteligente. Para além do sistema de ar condicionado inteligente, que consome menos energia, o mesmo também é programável.

Mas há mais. O sistema de infoentretenimento inteligente, contem uma função específica anti stress, que permite consultar em tempo real todo o consumo energético do KIA Soul EV e conjuntamente com o sistema de navegação, é possível apresentar os postos de carregamento mais próximos assim como a autonomia integrada no percurso do GPS.

Kia-SoulEV-Geneve_02

No plano mecânico, o KIA Soul EV é movido por um motor elétrico de 81,4kW, o equivalente a 110 cavalos, com um binário máximo de 285Nm. O motor elétrico é alimentado por um conjunto de baterias de iões de lítio polímero, que face às tradicionais baterias de iões de lítio, possuem maior densidade, com uma capacidade total de 27kWh.

A caixa de apenas uma relação para a frente, permite ao Soul EV chegar aos 100km/h em cerca de 12s, atingindo os 145km/h de velocidade máxima.

A autonomia prometida pela KIA para o KIA Soul EV é de 200km. O KIA Soul EV é ainda líder na sua classe, com um conjunto de baterias com células de 200Wh/kg, o que se traduz numa maior capacidade de armazenamento de energia, comparativamente com o seu peso.

Kia-SoulEV-Geneve_05

Para contornar o problema do impacto que as baixas temperaturas têm na eficiência das baterias, a KIA, em parceria com a SK Innovation, concebeu uma fórmula especial para o elemento eletrólito, para que as baterias funcionem numa ampla gama de temperaturas.

No que toca a aumentar o número de ciclos das baterias, ou seja cargas e descargas, a KIA recorreu a elétrodos positivos (elemento cátodo, em níquel-cobalto manganês) com elétrodos negativos (elemento Ânodo, em carbono grafite) e a conjugação destes elementos de baixa resistência, permite descargas mais eficientes das baterias.

Para que o KIA Soul EV cumpra as normas de segurança nos testes de colisão, o conjunto de baterias está protegido com um revestimento cerâmico.

Kia-SoulEV-Geneve_08

O KIA Soul EV, tal como todos os modelos elétricos e híbridos, também conta com sistemas de recuperação de energia. Aqui, integrados nos modos de condução: o modo Drive e o modo Brake.

O modo Brake é apenas aconselhável em descidas devido ao maior poder de retenção do motor elétrico. Existe também o modo ECO, que combina a eficiência de todos os sistemas para que tenham o mínimo de impacto na autonomia.

O carregador AC de 6,6kW, permite ao KIA Soul EV carregar por completo as baterias em 5h, sendo que para 80% do carregamento, bastam apenas 25min, nos postos específicos de carregamento com potências na ordem dos 100kW.

Kia-SoulEV-Geneve_06

No comportamento dinâmico, a KIA reviu a rigidez estrutural do KIA Soul EV e dotou-o com uma suspensão mais firme. O KIA Soul EV traz consigo pneus de baixa resistência ao rolamento, especialmente desenvolvidos pela Kumho, na medida 205/60R16.

Acompanhem o Salão de Genebra com o Razão Automóvel e fiquem a par de todos os lançamentos e novidades. Deixem-nos o vosso comentário aqui e nas nossas redes sociais!