Arash AF8, a alternativa britânica

Arash AF8, a alternativa britânica

O AF8, do pequeno construtor britânico Arash, também usará o palco helvético para a estreia pública do seu novo modelo.

Não só de grandes construtores se faz o Salão de Genebra e a pequena Arash, após 4 anos desde o lançamento do seu último modelo, o AF10, revela o novíssimo Arash AF8. Do AF10 herda o motor, originário da GM, um V8 com 7 litros e 557cv às 6500 rpm e 640Nm de binário às 5000 rpm. A transmissão é da “velha-guarda”, manual e com 6 velocidades, e de modo a potenciar a fiabilidade desta em lidar com toda a força do V8, recebe um radiador de óleo independente.

Os números do V8 são generosos e tendo apenas 1200kg de peso, consideravelmente menos que outros desportivos de cavalagem semelhante (por exemplo, o novo 458 Speciale é 195kg mais pesado), é de esperar que o Arash AF8 consiga performances para colar as costas aos bancos, como os anunciados 3.5 seg. dos 0-96 km/h podem atestar. Também promete 200 mph (mais de 320km/h) de velocidade máxima, e por isso, é bom que pare tão bem como avança para a frente. Para essa tarefa, encontramos uns convencionais mas eficazes e generosos, discos em aço ventilados, com 380mm à frente e 360mm atrás.

arash-af8_2014_12

Aço também é o material escolhido para o seu esqueleto, que é do tipo tubular. A complementá-lo encontramos umas estruturas híbridas hexagonais (como um favo de mel), em alumínio e fibra de carbono, que constituem os painéis do habitáculo. Tubos laterais em aço de alta resistência e roll-cages integradas na frente e traseira garantem a durabilidade e segurança necessária. E ainda podemos encontrar em pontos estratégicos o uso de kevlar e fibra de carbono que adicionam força estrutural adicional.

A revestir este esqueleto encontramos uma «pele» em fibra de carbono, com o cliente a ter a opção de não a cobrir com tinta, expondo apenas a textura do carbono. O AF8 pode não ter o aspecto mais sofisticado da concorrência mais estabelecida, ou até o apelo visual do Arash Farboud GTS de 2003, mas as linhas funcionam do ponto de vista aerodinâmico, complementadas com um fundo liso, um extractor traseiro e spoilers frontais e traseiros.

arash-af8_2014_5

O interior caracteriza-se pelo uso abundante de fibra de carbono e ao recurso a detalhes em pele, para elevar o ambiente a bordo. Como equipamento podemos encontrar um écran tátil com GPS incorporado e Bluetooth. As óticas dianteiras são do tipo Bi-Xénon, enquanto na traseira são LED.

O lançamento do Arash AF8 será protagonizado por uma “First Edition”, que corresponderá a apenas 36 unidades, todas elas com a cor amarela que podemos observar nas imagens, mais outros toques especiais, como maxilas de travão em tons de titânio e uma asa traseira e cobertura do motor em fibra de carbono.

arash-af8_2014_2

Acompanhem o Salão de Genebra com o Razão Automóvel e fiquem a par de todos os lançamentos e novidades. Deixem-nos o vosso comentário aqui e nas nossas redes sociais!