Alfa Romeo 4C Spider Concept: Sensações a céu aberto

Alfa Romeo 4C Spider Concept: Sensações a céu aberto

A Alfa Romeo decidiu presentear o mundo com uma versão a céu aberto do seu mini «super-desportivo» de quatro cilindros. Conheçam o Alfa Romeo 4C Spider Concept.

Por terras italianas, parece ser sacrilégio produzir um desportivo de motor central e não dar a opção ao felizardo condutor de guiar de cabelos ao vento. Pois bem, a Alfa Romeo não desiludiu, e abdicou do tecto no seu desportivo de tracção traseira surpreendendo Genebra com o Alfa Romeo 4C Spider Concept.

alfa-romeo-4c-spider-concept-genebra 2

Como é sabido, as versões spider necessitam de ser reforçadas a nível estrutural, e por reforçada entenda-se o aumento da rigidez do chassis em conjunto com um não tão ambicionado aumento de peso. Incrivelmente, nem o reforço estrutural foi capaz de fazer com que o 4C Spider passasse os 1000kg de peso total. O reforço adicionou apenas 60 kg ao peso da versão coberta, totalizando assim uns leves 955kg de peso total.

Céu aberto num automóvel com motor central, implica que o feliz condutor oiça mais claramente a “casa das máquinas”. Não é que fosse mau ouvir o motor turbo-comprimido de 240cv que dá energia ao 4C, mas a Alfa Romeo decidiu melhorar ainda mais a experiência com um novo sistema de escape  fabricado em titânio e carbono, aprovado pela Akrapovic. O novo sistema inclui também um sistema eléctrico de válvulas, que permite optimizar o rendimento do motor, bem como melhorar a bem-dita sinfonia.

ar4cs (5)

Para além das mudanças mais óbvias, um olhar mais atento desvenda um conjunto de jantes redesenhadas e novas ópticas que descartam o conceito multi-LED que foi alvo de algumas críticas na versão coberta, optando-se por um desenho mais uniforme. Estas novas ópticas são, como não poderia deixar de ser, fabricadas em fibra de carbono.

A produção do Alfa Romeo 4C Spider terá início no final do ano 2015. A Alfa Romeo classifica este concept como um “desenho preliminar”. Na sua opinião, são necessárias mais mudanças neste 4C Spider?

Acompanhem o Salão de Genebra com o Razão Automóvel e fiquem a par de todos os lançamentos e novidades. Deixem-nos o vosso comentário aqui e nas nossas redes sociais!