Notícias Volkswagen T Roc Concept: cruzamento de espécies!

Volkswagen T Roc Concept: cruzamento de espécies!

Este ano o Salão de Genebra será palco de inúmeras surpresas, mas o que dizer, se por acaso, se desse uma fertilização “in vitro” de um Tiguan com um Scirocco? O resultado é imprevisível, mas o Volkswagen T Roc Concept, dá-nos uma ideia.

Ultimamente, a Volkswagen tem andando um pouco obcecada com a questão dos SUV e crossovers e o Salão de Genebra de 2014, não vai ser exceção com a Volkswagen a tomar o “gostinho” por este mercado de milhões.

volkswagen-t-roc-concept-004-1

O Volkswagen T Roc Concept inaugura um novo conceito, ou seja, esqueçam os SUV e crossover e dêem as boas vindas ao 1º CUV da Volkswagem! C…o quê? CUV (compact utility vehicle), e ao que tudo indica, veste as calças da plataforma MQB.

volkswagen-t-roc-concept-005-1

Mas os mais inquietos de espírito podem descansar, segundo a Volkswagen, o Volkswagen T Roc Concept é apenas um exercício de design, sem expressão real para a produção de um futuro modelo, servindo apenas para testar a capacidade que a equipa design tem para criar ideias novas.

volkswagen-t-roc-concept-001-1

Mas vamos a factos. No passado, o mercado castigou seriamente todos os SUV que apareceram com tetos removíveis ou até descapotáveis, como foram os casos do Suzuki X-90 e do Nissan Murano Cabrio, mas ainda assim, a Volkswagen quis arriscar essa mesma jogada no Volkswagen T Roc Concept, e este pequeno CUV, possui um teto estilo Targa, composto por 2 peças de carbono e que pode ser arrumado na bagageira.

volkswagen-t-roc-concept-003-1

Assim de repente, vemos que na secção frontal temos semelhanças com o Nissan Juke, mas desenganem-se, o Volkswagen T Roc Concept é mais largo e mais baixo, contando apenas com 1,50m de altura.

volkswagen-t-roc-concept-007-1

A iluminação exterior do Volkswagen T Roc Concept resume-se aos LED «por todo o lado», integrados com as câmaras tanto à frente como na traseira. A câmara frontal tem a função de antecipar os objetos na estrada num ecrã de 12.3 polegadas, já a traseira tem a função de auxiliar as manobras.

O infoentretenimento está a cargo de um Tablet e o quadrante de instrumentos e controlos de climatização já são em telas AMOLED.

volkswagen-t-roc-concept-009-1

No plano mecânico, a Volkswagen optou por dotar o Volkswagen T Roc Concept com o bloco 2.0 TDi de 184 cavalos do Golf GTD, associado à caixa automática DSG na versão atualizada de 7 velocidades, uma escolha justificada pelos 1420kg do Volkswagen T Roc Concept.

O Volkswagen T Roc Concept vem equipado com o sistema de tração integral 4Motion, que está associado a 3 modos de condução: Estrada, Fora de Estrada e Neve. Cada um destes modos possui acertos diferentes na resposta do motor e nos sistemas de controlo de tração. Segundo a Volkswagen, estreia também relações de caixa com acerto específico para cada modo de condução.

volkswagen-t-roc-concept-008-1

O Volkswagen T Roc Concept, é capaz de performances como 6,9s dos 0 aos 100km/h e uma velocidade máxima de 210km/h. Os consumos esperados cifram-se em médias de 4,9l/100km, com emissões de CO2 a registar valores na ordem dos 129g/km.

volkswagen-t-roc-concept-006-1

Acompanhem o Salão de Genebra com o Razão Automóvel e fiquem a par de todos os lançamentos e novidades. Deixem-nos o vosso comentário aqui e nas nossas redes sociais!