Skoda VisionC, Skoda para emocionar?

Skoda VisionC, Skoda para emocionar?

Com apresentação prevista para Março, no salão de Genebra, o Skoda VisionC antevê não só evolução da linguagem visual da marca, como pretende trazer alguma emoção, com os rumores a apontarem para um modelo de produção num futuro próximo.

Para se compreender o que é o Skoda VisionC, este está para o Skoda Octavia, como o Volkswagen CC está para o Volkswagen Passat. Antevê-se que o Skoda VisionC possa originar um modelo de produção, baseado no Skoda Octavia e na sua plataforma MQB, integrando o nicho dos (falsos) coupés de 4 portas. E nem se pode chamar de 4 portas, pois, tal como o Audi A5 Sportback e BMW Série 4 GranCoupe, o Skoda VisionC terá uma 5ª porta traseira, ao incluir o óculo traseiro na abertura.

As regras são bem conhecidas para este nicho. As janelas são um pouco mais baixas, a linha de tejadilho mais fluída, o acesso aos lugares traseiros prejudicado. Ganha-se em estilo, perde-se em usabilidade. Dito isto, este nicho iniciado de forma oficial pelo primeiro Mercedes CLS, continua a revelar-se como um sucesso comercial, tendo permitido injectar uma necessária dose de atratividade e emoção ao convencional sedan ou berlina, com uma carroçaria estilo coupé, mas sem herdar todas as desvantagens destes. E claro, o apelo da marca eleva-se com modelos com pitada extra de emoção. À Skoda, mais conhecida pela racionalidade dos seus modelos, não cairá mal um pouco de emoção checa.

skoda-tudor-01

Já não é a primeira vez que a Skoda, após a sua aquisição pela Volkswagen, tenta trazer alguma emoção à marca, como a imagem acima atesta. O Skoda Tudor foi apresentado como concept em 2002 e explorava a tipologia coupé, baseado no recém apresentado Skoda Superb. Apesar do sucesso do concept, nunca se chegou a vias de facto, isto é, nunca chegou à linha de produção. Talvez o Skoda VisionC tenha melhor sorte.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter