Koenigsegg One:1 revelado: dos 0 aos 400 km/h em 20 segundos

Koenigsegg One:1 revelado: dos 0 aos 400 km/h em 20 segundos

Em vésperas do Salão de Genebra foi revelada aquela que é uma das peças de engenharia mais aguardadas de sempre. O primeiro MEGA carro, o Koenigsegg One:1.

Já muito falamos aqui sobre o Koenigsegg One:1. Foi uma longa jornada de 2 anos com previsões, rumores e números que muitos declararam falsos ou duvidosos. Pois bem, caríssimos leitores, é com um enorme prazer que vos apresento o Koenigsegg One:1, o automóvel mais potente do mundo.

Koenigsegg One 2

Construído para bater todos os recordes

Se a relação peso potência que deu origem ao nome do modelo (1:1) não chega para impressionar, a Koenigsegg levanta o véu por completo para nos deixar boquiabertos. São 1341 cavalos de potência (para 1341 kg) e 1371 nm de binário máximo, entregues a uma caixa de dupla embraiagem com 7 velocidades e que contam com os préstimos de um diferencial traseiro, prontos para exorcizar os pneus Michelin feitos à medida para o Koenigsegg One:1 e que suportam velocidades até 440 km/h.

Koenigsegg One 3

O motor, um V8 de 5 litros em alumínio, está preparado para receber gasolina, biofuel E85 e combústivel de competição, permitindo prestações inéditas: dos 0 aos 400 km/h em 20 segundos e uma velocidade máxima superior a 400 km/h, não tendo ainda a Koenigsegg revelado este último valor. Nem sequer sabemos ainda as restantes medições, mas com uma aceleração tão brutal, quem é que vai perder tempo a contar?

Koenigsegg One 5

Se na aceleração os valores são supersónicos, no poder de travagem passam para a categoria de “avassaladores”: dos 400 aos 0 km/h são só 10 segundos e a distância de travagem necessária para imobilizar o Koenigsegg One:1, quando este circula a 100 km/h, 28 metros. Números que a Koenigsegg pretende demonstrar à posteriori, perante a comissão do Guinness World Records.

Koenigsegg One 1

À frente estão montadas jantes em fibra de carbono de 19 polegas e atrás de 20 polegadas e os travões vieram diretamente do Agera R (397 mm à frente e 380 mm atrás) e o peso está distribuído à frente com 44% e 56% atrás, a mesma receita aplicada ao Koenigsegg Agera R.

O Koenigsegg One:1 será apresentado no Salão de Genebra e será limitado a 6 unidades, que a Koenigsegg revelou já estarem vendidas.

Uma das questões que a Koenigsegg não esclareceu ainda, é se as prestações balísticas anunciadas para o Koenigsegg One:1, são alcançadas com recurso a combustível de competição ou gasolina convencional de 98 octanas.

Koenigsegg One 12

Alguns factos sobre o Koenigsegg One:1:

– O primeiro carro de produção homologado com relação peso potência de 1:1
– O primeiro Mega carro, ou seja, cuja potência homologada é de 1 Megawatt
– Capacidade de suportar 2g em curva, com pneus de estrada legais
– Downforce de 610 kg a 260 km/h, recorrendo a partes aerodinâmicas ativas
– Chassis com suspensão ativa: variável e adaptativa
– Asa traseira hidráulica e flaps dianteiros ativos
– Possibilidade de prever comportamentos em circuito através de sinal 3G e GPS e Aero Track Mode
– Chassis em Fibra de carbono, 20% mais leve do que o convencional
– Conexão 3G para medição de telemetria, performance e tempos por volta
– Aplicação para Iphone disponibilizada ao proprietário que permite monitorizar o veículo
– Novos Bancos de competição em fibra de carbono, ventilados e com espuma com memória
– Escape em titânio, 400 gramas mais leve do que um em alumínio

Acompanhem o Salão de Genebra com o Razão Automóvel e fiquem a par de todos os lançamentos e novidades. Deixem-nos o vosso comentário aqui e nas nossas redes sociais!