Novo motor Nissan: 400cv que cabem numa mala de viagem

Novo motor Nissan: 400cv que cabem numa mala de viagem

A Nissan acaba de apresentar o novo motor com que irá competir este ano em Le Mans. Esta pequena unidade de 1.5 litros desenvolve mais potência por quilograma que um motor de F1.

A leveza, simplicidade e eficiência são valores que estão inscritos no ADN da engenharia japonesa, talvez desde o tempo dos samurais. Época em que, através de avançadas técnicas de fundição e moldagem do aço, os japoneses fabricavam espadas que apesar da sua leveza, eram mais resistentes e mortais que as suas congéneres fabricadas no ocidente.

Centenas de anos depois, a Nissan repete a receita tradicional japonesa, aplicando os princípios de leveza, simplicidade e eficiência ao motor com que irá equipar o Nissan ZEOD RC. Carro que irá participar na edição 2014 das 24h de Le Mans.

Segundo a Nissan, o ZEOD RC será o primeiro carro da história das 24h de Le Mans a conseguir cumprir uma volta completa ao circuito em modo totalmente eléctrico. A cada “stint” de 1 hora, o Nissan ZEOD RC cumprirá uma volta em modo totalmente eléctrico, passando depois o testemunho para o «mini-motor» de 400cv que assegurará as restantes voltas.

Para que seja mais fácil ter a percepção do tamanho deste motor, seria hipoteticamente possível colocá-lo numa mala de porão de um avião e viajar com ele. Vejam todos os detalhes deste motor numa animação a 360º aqui.

114703_1_5
114701_1_5
114698_1_5 114697_1_5