Notícias Toyota Verso com coração BMW

Toyota Verso com coração BMW

O acordo celebrado no final de 2011 entre a Toyota e a BMW deverá dar os primeiros frutos já no inicio de 2014, com a apresentação do Toyota Verso 1.6 Diesel, motorização fornecida pela BMW.

Deste acordo, o que mais esperamos é um desportivo desenvolvido a meias, mas a colaboração entre os dois construtores tem um âmbito mais alargado, e contempla até investigação e desenvolvimento de soluções com o objetivo de retirar peso aos automóveis e viabilizar a nova geração de baterias litío-ar.

A partilha de motorizações diesel também permitirá à Toyota cobrir de forma mais eficaz as necessidades do mercado europeu, preenchendo algumas lacunas da sua gama.

n47-2000

Assim, o Toyota Verso passará a equipar, já em 2014, uma variante com motor 1.6 Diesel, de origem BMW (na imagem, o N47 2.0l, que serve de base ao 1.6). A produção desta variante iniciar-se-á já no próximo mês de Janeiro, na fábrica de Adapazari na Turquia.

O motor trata-se de um 4 cilindros com 1.6l, 112cv e 270Nm de binário disponível entre as 1750 e as 2250rpm. É compatível com as normas Euro V, emite 119g Co2/km e é produzido na Áustria. Esta motorização pode ser actualmente encontrada no BMW série 1 e no Mini.

Toyota-Verso_2013_2c

O transplante obrigou a Toyota a modificar os apoios do motor, a criar um novo volante de massa dupla e uma nova cobertura para a caixa de velocidades. Segundo o engenheiro responsável pelo transplante, Gerard Kilman, a verdadeira dor de cabeça proveio da electrónica, focando no diálogo entre o software do motor BMW e do automóvel Toyota. Daí deve ter resultado a necessidade da Toyota de também criar um novo sistema stop-start.

Ainda não existem datas ou preços referentes à venda desta versão em Portugal. Actualmente o Toyota Verso encontra-se dísponivel em Portugal apenas com motorizações diesel, com a gama a iniciar-se no motor de 2.0l com 124cv.