Notícias Lamborghini Huracán: o furacão taurino

Lamborghini Huracán: o furacão taurino

Já é um cliché! Quando pouco tempo falta para conhecermos oficialmente um novo modelo, as imagens surgem, “acidentalmente”, antes do previsto. O Lamborghini Huracán, recentemente rebatizado sucessor do Lamborghini Gallardo também é, felizmente, vítima prematura das fugas de informação.

Estas são as primeiras imagens do futuro Lamborghini Huracán. Terá como papel substituir o sempre espectacular Gallardo, já com 10 anos de mercado, e o Lamborghini mais vendido de sempre, com mais de 14 mil unidades vendidas. Rivais como o Ferrari 458 Italia e o McLaren 12C elevaram a fasquia nos últimos anos, e o Gallardo, como veterano do grupo, já pedia por uma renovação de argumentos para tão poderosos rivais. Em 2014, o Lamborghini Huracán terá de provar que o touro é o mais forte.

lamborghini-huracan-leak-3

Esta é informação que existe, para já, sobre o Huracán, onde a receita não difere muito do actual Gallardo. Tal como este, o Lamborghini Huracán é desenvolvido conjuntamente com o Audi R8, ou melhor, com o seu sucessor, que deveremos conhecer em 2015. Também possui tracção total e o motor é uma evolução do actual V10 de 5.2l. Anuncia uns “saudáveis” 610cv obtidos a umas gritantes 8250rpm. O binário atinge 560Nm às 6500rpm e tradicional sprint dos 0-100 km/h faz-se em 3.2 segundos. Apesar do poderio inquestionável, a Lamborghini faz notar que o seu V10 é capaz de cumprir as rígidas normas Euro6, e graças ao recurso da injecção directa e sistema start-stop, anuncia um consumo médio de 12.5l/100km. Optimista?

lamborghini-huracan-leak-5

A transmissão é uma novidade na Lamborghini. O Lamborghini Huracán recorrerá à transmissão de dupla embraiagem do Audi R8, uma opção bem mais refinada e eficaz que a ISR encontrada no Aventador. E como parece ser já norma, poderemos escolher diversos modos de utilização pelo simples carregar de um botão: Strada, Sport e Corsa. Estes três modos actuarão sobre a transmissão, direcção e suspensão, alterando as características dinâmicas do Huracán. Para que tal aconteça, o Lamborghini Huracán virá com direcção activa (Lamborghini Dynamic Steering) e amortecedores magnetoreológicos (Magneride), que permitem alterar, praticamente de forma instantânea, o seu nível de dureza, algo que já podemos encontrar em vários modelos Ferrari ou no Corvette, o primeiro automóvel a recorrer a esta tecnologia.

lamborghini-huracan-leak-1

Como se deve imaginar, as performances estarão a um nível elevado, acredito, capazes de nos reorganizar as entranhas! Apenas 9.9 segundos dos 0 aos … 200km/h, é visceral! O peso a seco anunciado é de 1422kg, algumas dezenas de quilos a mais que os seus rivais mais próximos, que ficam abaixo dos 1400kg, com a culpa a recair, talvez, nas duas rodas motrizes adicionais do Lamborghini Huracán. Tão importante como acelarar é travar, e para tal, encontramos un incansáveis discos de travão em composto carbono-cerâmico.

lamborghini-huracan-leak-4

Visualmente, como qualquer Lamborghini, impressiona, e pela positiva! Receios havia que o exagero visual e injustificado do Veneno e Egoista fossem o mote visual para o Lamborghini Huracán, transformando-o numa amálgama de facetamentos, arestas e aparato aerodinâmico elevado a uma escala caricatural, contribuindo para o drama, mas carecendo de qualidade estética. Surpresa ao ver uma criatura de aspecto limpo, mais contido que o Aventador, sem elementos decorativos gratuitos. Nota-se influência do Sesto Elemento, mas o Lamborghini Huracán revela-se mais refinado.

As proporções únicas, espectacularidade e até agressividade continuam lá, mas foram obtidas, sobretudo pela proporção, modelação das superfícies e poucas linhas estruturais chave. O hexágono é o motivo gráfico recorrente, presente na definição de uma série de elementos e áreas, tanto exteriormente como no interior. A contribuir para um look moderno, ópticas dianteiras e traseiras em LED, com motivo em Y, já presente em outros Lamborghini.

O Lamborghini Huracán será dado a conhecer publicamente no salão de Genebra em Março de 2014.

lamborghini-huracan-leak-2