Notícias BMW M235i Racing oficialmente a descoberto

BMW M235i Racing oficialmente a descoberto

Já vimos a maqueta, já vimos o protótipo camuflado em movimento e finalmente, o BMW M235i Racing deixa-se descobrir em todo o seu esplendor.

E com as imagens do modelo final, a BMW Motorsport também forneceu acesso às características técnicas definitivas do sua última criação. As necessidades da competição tornaram o BMW M235i Racing mais largo e baixo relativo ao carro de série. O comprimento mantém-se nos 4.45m, mas a largura aumenta 9cm, chegando aos 1.86m e a altura vê-se reduzida em quase 3cm, ficando-se pelos 1.38m. As vias também alargaram até um máximo de 1.6m.

Tal como no carro de série, o BMW M235i Racing é animado pelo 6 cilindros em linha sobrealimentado com 3.0 litros. A potência máxima é de cerca de 333cv, apenas 7cv mais que o carro de série e o binário mantém-se inalterado, oferecendo uns generosos 450Nm, sendo no entanto de esperar uma curva de potência mais cheia. A mecânica, quase ausente de alterações, permite um preço acessível (para um carro de competição, óbvio) com a BMW a colocar o preço base em 59.500 € (sem impostos).

Não deixa de ser um carro de competição sério, pelo que o BMW M235i Racing vem equipado com escape e catalisadores específicos, a transmissão é efectuada através de patilhas colocadas no volante e para o máximo de eficácia, traz diferencial autoblocante e generosas rodas de 18″ de diâmetro por 10″ de largura.

BMW-M235i-Racing-3

Os travões, é claro, sofreram um upgrade, e para melhor controlá-lo este «bimmer» foi equipado com uma série de siglas como ABS, DSC (Dynamic Stability Control) e ASC (Automatic Stability Control), todos eles calibrados para uso em circuito.

No interior, a inevitável roll-cage certificada e aprovada pela FIA marca presença, assim como os cintos de 6 apoios da Schroth tratarão de segurar firmemente o piloto ao assento Pro Racer SPG da Recaro.

BMW-M235i-Racing-1

Mesmo num BMW de competição existe lista de opcionais. O BMW M235i Racing permite escolher um assento tamanho XL, e um assento extra chamado… Taxi, com cinto incluído. Assegura-se, assim, que não haverá “penduras” a voar pelo interior do carro quando este estiver a mostrar serviço.

Homologado para campeonatos de resistência, como o VLN alemão e as 24H de Nurburgring, o BMW M235i Racing é o ponto de entrada da BMW para quem quer aceder à adrenalina da competição automóvel, mas não estaremos todos a imaginar este musculado M235i Racing hipoteticamente a chegar às estradas como o sucessor do já saudoso BMW 1M Coupé?