Trio de concepts Suzuki no salão de Tóquio

03/11/2013
428 views
Share Button

O salão de Tóquio, a realizar já em Novembro, será palco para a estreia de três novos concepts por parte da Suzuki. Hustler, X-Lander e Crosshiker são os seus nomes, e exploram a temática SUV e Crossover, ou seja, as tipologias mais desejadas do momento.

Começando pelo mais pequeno, o Hustler, trata-se de um kei-car a explorar a temática crossover. Os kei-cars são uma categoria japonesa de automóveis, que cumprem regulamentos específicos para efeitos fiscais e de seguros, obedecendo a um conjunto restrito de regras.

Criados no pós-2ª Guerra Mundial, de modo a fomentar a motorização e a industria do país, acabou por se tornar num fenómeno exclusivo japonês e com enorme sucesso comercial. Vingaram no Japão, mas não em outros mercados, com as especificidades dos kei-cars a ditarem apelo limitado a um nível internacional.

Não podem ter mais de 3.4m de comprimento (um Fiat 500 é mais comprido), e 1.48m de largura (um Smart Fortwo é mais largo). Ao nível de motorizações, os seus motores não podem ter mais do que 660cc e 64 cv. As transmissões, no geral, são do tipo CVT, e, como dá para adivinhar, é na cidade que estas miniaturas automóveis dominam.

O encanto pelos automóveis empurraram-o para o mundo do design, com a enebriante possibilidade de poder vir a criar estas «criaturas» rolantes . Quando lhe colocaram um volante nas mãos, Fernando Gomes apercebeu-se ainda mais da complexa relação entre o homem e a máquina. Está definitivamente «agarrado»...