Notícias Salão de Tóquio: novo trio de concepts, agora pela Mitsubishi

Salão de Tóquio: novo trio de concepts, agora pela Mitsubishi

A Mitsubishi também decidiu apresentar, de uma só vez, três concepts para o salão de Tóquio, todos eles identificados por um emaranhado de siglas, que dão corpo a um SUV de grandes dimensões, um SUV compacto e um MPV que quer ser um SUV, respectivamente GC-PHEV, XR-PHEV e Concept AR.

Tal como o trio de concepts anunciados recentemente pela Suzuki, também os três concepts da Mitsubishi focam nas tipologias Crossover e SUV. Integrando-se na política da Mitsubishi para um futuro mais sustentável, acrescentando em todas as suas gamas, variantes híbridas ou eléctricas, os três concepts conjugam um motor de combustão interna com um motor eléctrico.

mitsubishi-GC-PHEV

O GC-PHEV (Grand Cruiser) apresenta-se como a próxima geração de SUV tamanho “familiar”. Os atributos estéticos poderão ser duvidosos, mas a polivalência deverá ser inquestionável. Apresenta tracção total permanente, recorrendo ao sistema de tracção total da Mitsubishi denominado Super All-Wheel Control. A base, deriva de uma arquitectura de tracção traseira em conjugação com um sistema eléctrico do tipo plug-in. Na frente encontramos um V6 MIVEC (Mitsubishi Innovative Valve timing Electric Control system) de 3.0 litros a gasolina, posicionado longitudinalmente e sobrealimentando com um compressor, ao qual está associada uma transmissão automática de 8 velocidades. Acrescente-se um motor eléctrico e um pack de baterias de alta densidade, e deveremos obter performance de alto nível em qualquer tipo de terreno.

Mitsubishi-Concept-GC-PHEV-AWD-System

O XR-PHEV (Crossover Runner) trata-se de um SUV compacto e claramente o mais apelativo do trio. Apesar de anunciado como SUV, apenas o eixo frontal é motriz. A motivá-lo temos um pequeno motor MIVEC turbo de injecção directa com apenas 1.1 litros, mais uma vez, conjugado com um motor eléctrico alimentado por um pack de baterias.

mitsubishi-XR-PHEV

Finalmente, o Concept AR (Active Runabout), que quer conjugar o aproveitamento espacial interno de um MPV com a mobilidade de um SUV, tudo embrulhado num pacote compacto. Aproveita do XR-PHEV todo o seu conjunto motriz. A chegar à linha de produção, será o regresso da Mitsubishi à tipologia MPV após o fim de produção do Grandis.

mitsubishi-concept-AR

O trio partilha ainda entre eles, a última evolução do E-Assist (nome apenas usado no Japão), que consiste num pacote de tecnologias dedicadas à segurança activa, incluindo o ACC (Adaptive Cruise Control), FCM (Forward Collision Management – sistema de prevenção de colisões frontais) e LDW (Lane Departure Warning – alerta de saída da faixa de rodagem).

Há também novos avanços na temática da conectividade automóvel, que contém os mais diversos sistemas de alerta, podendo, por exemplo, activar as funções de segurança necessárias e até detectar precocemente algum tipo de avaria, indicando ao condutor que necessita de levar o carro até o ponto de reparação mais próximo.