Notícias Jaguar XJ: Resolução de ano novo, elevar a fasquia do requinte

Jaguar XJ: Resolução de ano novo, elevar a fasquia do requinte

Num segmento extremamente concorrencial, a Jaguar resolveu voltar às luzes da ribalta com o modelo XJ, que sempre se pautou por ser uma berlina de luxo, com aptidões mais dinâmicas.

Mas para 2014, a resolução de ano novo que a Jaguar reservou para o seu modelo topo de gama, passa por dar-lhe mais argumentos que o possam tornar mais abrangente e concorrencial, face às tradicionais propostas alemãs.
Das introduções previstas para 2014, vamos destacar os principais pontos onde o Jaguar XJ, vai sofrer maiores alterações.

2014-Jaguar-XJ-Studio-3-1280x800

Podem contar, com muitos mais apontamentos de luxo para o Jaguar XJ, inclusive com a introdução de uma versão “LWB” long wheel base, ou seja com uma carroçaria maior, para que o ambiente vivido a bordo por parte dos ocupantes traseiros seja ainda mais espaçoso. Versão que conta também com inúmeros detalhes, como um sistema de infoentretenimento, composto por ocultadores wireless, dois ecrãs de alta resolução e 10,2 polegadas, os quais podem reproduzir dvd’s, tv de sinal digital e conteúdo multimédia, tudo controlável pelo sistema “Rear Media Interface” que se situa no apoio de braços do banco traseiro. Isto para além claro do já habitual ar condicionado bi-zona e dos majestosos assentos ventilados e aquecidos. O sistema de GPS, também foi revisto, e tem agora mapas das estradas dos 101 mercados onde o Jaguar XJ é comercializado.

2014-Jaguar-XJ-Interior-Details-3-1280x800

O sistema de som da Meridian é um opcional, que promete levar à loucura os fãs de som em alta fidelidade. São 1300W de pura potência sonora, compostos por 26 colunas. Com a inclusão deste opcional, os ocupantes traseiros ganham microfones para comunicarem de forma precisa com os ocupantes da frente.

Uma das grandes novidades para o Jaguar XJ, passa pela introdução de novos motores na gama. Pela primeira vez na história da Jaguar, a sua berlina topo de gama, irá receber um bloco 2.0, que neste caso em particular será o bloco 2.0 Turbo de 240 cavalos, equipado com start/stop inteligente e que já equipa o Range Rover Evoque, um sinal de que a partilha de sinergias faz cada vez mais sentido num mercado extremamente concorrencial.

2014-Jaguar-XJ-Interior-1-1280x800

A oferta das motorizações 3.0 V6 diesel e 3.0 V6 a gasolina mantêm-se inalterada. Para o bloco de 5 litros V8 sobrealimentado, com compressor volumétrico, o Jaguar XJ, passa a contar com 2 versões de potências diferentes, uma com 470 cavalos e a outra de 510 cavalos. A opção mais radical, toma forma no Jaguar XJR, com o bloco V8 a chegar aos 550 cavalos, o mesmo que está montado no novo F-Type R Coupé.
O sistema inteligente de tração integral, passa a estar disponível como opcional para a motorização 3.0 V6 a gasolina e pela primeira vez numa berlina da marca, como o Jaguar XJ.

A caixa de velocidades continua a ser a referencial ZF de 8 velocidades, não havendo para já planos quanto à introdução da nova caixa de 9 que irá equipar Evoque. A suspensão, também foi revista, principalmente no eixo traseiro, tendo em vista um maior conforto para os ocupantes traseiros.

2014-Jaguar-XJ-Studio-2-1280x800

No exterior, é possível eleger o Jaguar XJ em 15 cores diferentes, assim como as novas jantes Manra de 18 polegadas. Os preços não devem sofrer grandes alterações, à exceção da versão com o bloco 2.0 turbo, que por ser novidade, provavelmente terá o um preço de comercialização de valor inferior a 100.000€.

Uma proposta onde o luxo é revisitado, num dos melhores designs da atualidade. Uma combinação de performance e requinte de forma sumptuosa.