Notícias Lotus Exige S Roadster: novas emoções a céu aberto

Lotus Exige S Roadster: novas emoções a céu aberto

Depois de um período conturbado na sua história recente, a marca inglesa surge agora revigorada. Prova disso é a crescente oferta da sua gama com o novo Lotus Exige S Roadster.

Até hoje o Exige sempre foi um coupé com foco totalmente direcionado para a experiência em pista, mas para a Lotus – assim como para qualquer marca… –  as vendas significam muito. Tal como o Elise que é um roadster divertido e eficaz,  também o Lotus Exige S Roadster segue a mesma filosofia e abdica em parte do seu interior espartano, apenas com os comandos essenciais, para passar a contar de série com o pacote touring, que lhe adiciona um toque de luxo extra.

2013-Lotus-Exige-S-Roadster-Racing-Green-Interior-7-1024x768

O posicionamento deste Lotus Exige S Roadster situa-se a par do Exige S, mas abaixo das versões mais para pista como é o caso dos Exige Cup e Exige Cup R. Apesar do Lotus Exige S Roadster não oferecer uma completa experiência de céu aberto, dado ser um roadster de estilo mais targa do que propriamente um roadster de estilo speedster, a diferença de peso para o seu irmão coupé é de 10kg.

Ao nível da mecânica e performance pouca coisa ou quase nada mudou, permanecendo grande parte da essência do Exige S Roadster igual à seu irmão coupé Exige S: o motor em posição central traseira continua a ser o mesmo 3.5 litros DOHC V6 24V VVTi de origem Toyota, com o seu compressor volumétrico da Harrop HTV.

2013-Lotus-Exige-S-Roadster-Racing-Green-Exterior-9-1024x768

A potência mantém os seus 350 cavalos às 7000rpm e os 400Nm de binário disponível às 4500rpm. No campo da performance, o clássico arranque dos 0 aos 100km/h é cumprido em 4s e a velocidade máxima cifra-se nos 233km/h. A diferença de peso de 10kg do Lotus Exige S Roadster para o seu irmão coupé, coloca o Roadster nos 1166kg. A caixa continua a ser a manual de 6 velocidades, mas a novidade no Lotus Exige S Roadster é a Lotus ponderar introduzir uma caixa sequencial com patilhas no volante, caso haja pedidos dos clientes nesse sentido.

A suspensão totalmente independente nos 2 eixos conta com amortecedores Bilstein e molas Eibach. Para travar os ímpetos do Lotus Exige S Roadster o sistema de travagem da AP Racing é complementado pelo ABS e ESP da Bosch. O comportamento dinâmico excecional do Exige S Roadster é complementado com pneus Pirelli P-Zero Corsa, montados em jantes de 17 polegadas na frente e 18 polegadas na traseira.

Para quem achava que o Elise R não trazia sensações fortes a céu aberto, numa jogada de marketing, a Lotus apresenta este seu Lotus Exige S Roadster como a definição máxima do prazer de condução da experiência Lotus. O Lotus Exige S Roadster é um piscar de olhos da Lotus a uma clientela menos radical, que aprecia um carro desportivo, mas que não prescinde do prazer de condução a céu aberto.