Notícias Peugeot 308 R: Um desportivo com muito «chilli»

Peugeot 308 R: Um desportivo com muito «chilli»

Numa altura em que todas as marcas recorrem aos seus modelos mais desportivos para cativar os futuros compradores, é nas versões GTi’s desses mesmos modelos que os sonhos começam a ganhar formas mais radicais.

Muitas marcas resolveram enveredar por versões ainda mais picantes dos seus modelos familiares e torna-los em autênticos “Hot Hatches” de base ainda mais desportiva, a Peugeot é uma dessas marcas. Quase todos eles com siglas ao gosto das papilas gustativas dos consumidores, tais como RS, ST e R.

Pois bem depois do «sururu» que foi a chegada e apresentação do Peugeot 208 GTi e da afamada critica que recebeu a Peugeot resolveu dar, uma vez mais, um ar da sua graça e mostrar que é capaz de fazer mais do que um bom GTi. É por isso que vos trazemos em primeira mão aqui no RA o mais recente protótipo da marca gaulesa, o Peugeot 308 R.

Peugeot-308-R-42

O modelo base como é óbvio é um 308, mas a surpresa começa aqui, ao invés de uma carroçaria de 3 portas típica nos modelos da marca, a Peugeot seguiu um orientação diferente e surge com este protótipo numa configuração de 5 portas. Comparativamente ao 308 comum, esta versão R conta com muitas alterações face ao modelo base. O Peugeot 308 R foi submetido a uma dieta rica em carbono e por isso mesmo grande parte das peças da carroçaria são neste material, com exceção para o tejadilho e tampa da mala que são de comuns aços de alta resistência.

Os pára-choques são totalmente em fibra de carbono e contam com entradas de ar funcionais bem mais largas, segundo a Peugeot, o 308R é 30mm mais largo e 26mm mais baixo que o comum 308. Tal como no Peugeot 308 os farolins de LED são opcionais, aqui no 308R o caso é diferente, a tecnologia LED é de série e os piscas estão incluídos nos espelhos retrovisores, que contam com um desenho diferente do modelo convencional e que lhe conferem um vinco mais desportivo.

Peugeot-308-R-12

Debaixo do capot encontramos o conhecido motor 1.6THP, que debita em vez de 200cv como é habitual, desta feita conta com um «upgrade» para uns expressivos 270cv, a mesma configuração apresentada no RCZ R. Para garantir que fiabilidade está assegurada a Peugeot recorreu a um tratamento térmico do bloco de modo a reforçá-lo. O turbo não foi esquecido, e agora passa a ser um «Twin scroll» dupla entrada de maior diâmetro, sendo que os colectores de escape também são específicos para este novo motor. Outra das grandes novidades mecânicas são os pistões em alumínio forjado exclusivos da MAHLE Motorsport, desenvolvidos especialmente para este modelo, para lidar com esta força bruta as bielas foram revistas nos seus pontos de apoio e foram reforçadas a par de um tratamento polímero para lhes conferir maior resistência.

Peugeot-308-R-52

Ao contrário da direcção que a grande maioria dos construtores está a optar no que diz respeito as caixas, a Peugeot não quis «seguir a corrente», o 308R está dotado de uma caixa manual de 6 velocidades ajudada por um diferencial autoblocante. As jantes de design exclusivo são de 19 polegadas e vêm calçadas com uns majestosos pneus de dimensão 235/35R19.

O sistema de travagem não foi esquecido e é proveniente da parceria com a Alcon, traduzindo-se em 4 discos ventilados de 380mm na frente e 330mm atrás, as maxilas contam com uma mordedura feita por 4 pistões. A parte inferior da carroçaria está pintada em 2 tons a relembrar o mítico modelo protótipo da marca, o Onix.