Bugatti cancela a produção do 16C Galibier

Bugatti 16C Galibier já não será produzido, um «sonho das arábias» que fica por concretizar.

Em 2009 no salão de Frankfurt, a Bugatti apresentou ao mundo o protótipo de 4 portas, 16C Galibier. Na altura os sheiks árabes ficaram a salivar, porém, agora, 4 anos depois a Bugatti anuncia que o projecto não avançará para produção. A marca justifica a decisão afirmando que a produção do Galibier não seria sustentável.

Neste modelo, a marca apostou mais na vertente luxuosa e atípica que a caracteriza: o capot deste concept é composto por duas portas, o relógio do tablier pode ser removido e usado no pulso do felizardo dono e o terceiro stop divide a janela traseira em duas. As formas e as 8 (sim, oito) saídas de escape deste Bugatti recordam o Type 57SC Atlantic de ’38, considerado por muitos um dos carros mais belos de sempre, e nós não discordamos.

bugatti Galibier 6

Quanto à power-plant, o Galibier contaria com uma mecânica derivada do imortal Veyron, os mesmos 8 litros mas com “apenas” 2 turbos, tracção integral e com umas performances ligeiramente reduzidas mas igualmente espantosas quando se pensa num carro que consegue transportar as suas duas toneladas mais 4 ocupantes num ambiente de puro luxo: sem dados quanto à aceleração, estimaram-se uns bons 370 km/h de velocidade máxima. A marca pretendia mais tarde lançar uma versão híbrida.

O nome do modelo de produção seria “Royale” e para produzir 3000 unidades do quatro-portas, seriam adquiridas novas e maiores instalações. Enfim…os sheikes terão de se contentar com o Veyron, ou então acenar com 40 milhões(preço estimado) ao designer Ralph Lauren para adquirirem o seu Type 57SC Atlantic.

bugatti Galibier 5
Bugatti Galibier 16C
bugatti galibier 2
bugatti Galibier 1

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter

Pub