Notícias Um dia na companhia de um… Subaru Impreza WRX STi

Um dia na companhia de um… Subaru Impreza WRX STi

“Pessoal do Razão Automóvel, temos aqui na oficina um Subaru Impreza WRX STi de quatro portas, querem passar por cá?”

A resposta a esta pergunta foi simples: “… já estamos a caminho!“. Afinal de contas, não é todos os dias que temos oportunidade de privar com um Subaru Impreza WRX STi de quatro portas, ainda para mais da terceira geração.

Subaru Impreza WRX STi

Assim que chegámos à oficina da ODC Customs fomos literalmente seduzidos por esta pérola japonesa com sotaque «helvético». Para o comum dos mortais, isto é o mais próximo que há de um carro de ralis – vamos esquecer por momentos o Mitsubishi Evo, ok?  Até porque a 3 metros dos nossos olhos, não conseguíamos pensar em mais nenhum automóvel para alem deste Subaru. A ansiedade por lhe metermos as mãos em cima era muita, mas antes de sermos consumidos por tal sentimento metemo-nos no carro e fomos preparar uma bela sessão de fotografias.

Subaru Impreza WRX STi

“Sessão de fotografias?”, perguntam vocês… Quem raio pensa em fotografias quando tem à frente um motor boxer 2.5 turbo capaz de render 310 cv de potência? Nós! Na verdade, já estávamos conscientes que a brincadeira com este Subaru Impreza WRX STi ia ser pouca ou quase nenhuma. Isto porque se tratava de um carro particular e ninguém no seu perfeito juízo nos ia dar um carro destes para as mãos. E assim sendo, decidimos aproveitar então para vos oferecer uma boa galeria de imagens deste WRX STi. Digam lá que não somos amigos…

Subaru Impreza WRX STi

O primeiro Subaru Impreza WRX surgiu em 1992 (no mesmo ano do lendário rival Mitsubishi Lancer EVO) e vinha equipado com um motor boxer 2.0 turbo com 240 cv e, claro, tração integral. Dois anos depois surge o STi, com 250 cv. Depois, em 2000, seguiu-se uma segunda geração repleta de facelifts de que não queremos falar e em 2007 chega-nos a terceira geração deste Subaru Impreza WRX STi com um motor boxer 2.5 turbo a debitar 310 cv e 407 Nm de binário máximo. A versão Hatchback não convenceu e por isso a marca acabou por lançar num segundo momento esta versão de 3 volumes.

Subaru Impreza WRX STi

Este em específico vem equipado com uma caixa manual de 6 velocidades, que segundo a marca leva-o numa aceleração dos 0-100 Km/h em 5,2 segundos. Infelizmente, não tivemos oportunidade de o comprovar mas segundo o proprietário este número não está muito longe da verdade. Os consumos são pouco amigáveis, mais de 10l/100km de média, mas quem compra uma máquina destas deve preocupar-se com tudo menos com os consumos. A diversão ao volante é decididamente a preocupação número um deste proprietário.

Subaru Impreza WRX STi

Ao seguirmos viagem até ao local onde iríamos tirar as fotografias pudemos constatar a quantidade de pessoas que olhavam para o carro. Verdade seja dita, não íamos a bordo de nenhum carro exótico, mas foi um bom sentimento. Não de vaidade, mas de reconhecimento. De reconhecimento por parte dos amantes das «quatro rodas» pelo legado que a marca nipónica tem construído ao longo dos anos, principalmente no mundial de ralis. Campeonato onde deixou muitas saudades.

Subaru STi 13

No Subaru, por vezes a função sobrepõe-se ao design. O aileron por exemplo é enorme, para alguns talvez até demais, mas a função falou mais alto e o importante ajudar a estabilizar o carro em curvas rápidas. A gigante entrada de ar no capot tem como objetivo direcionar o ar para o intercooler e o restante kit desportivo engloba ainda os pára-choques dianteiros que são exclusivos desta versão, as baquets que nos mantêm no lugar até nas curvas mais rápidas, pedais em alumínio, jantes de 18 polegadas, entre outros. De realçar também os três modos de condução: económico, desportivo e super-desportivo. Dispensámos o modo económico…

Subaru Impreza WRX STi

Em Portugal, um Subaru Impreza WRX STi de quatro portas novo está avaliado em 70 mil euros mas no mercado de usados encontrámos um com 13.000 km por 45 mil euros.

Este é um carro para quem sabe o que quer, e não se aconselha a quem é alérgico a estradas de montanha ou tem o estômago fraco. Mas se vocês não se enquadram neste perfil, então sigam o nosso conselho: arranjem maneira de andar num! Vão passar um bom bocado.

Subaru Impreza WRX STi

Agradecimentos:
ODC Customs
– Bruno Ramos (proprietário do Subaru)

Texto: Tiago Luis
Fotografia: Diogo Teixeira