Testes Novo Volkswagen Up!: pequeno, prático e super… «fofinho»

Novo Volkswagen Up!: pequeno, prático e super… «fofinho»

O passado fim de semana foi inteiramente dedicado ao novo Volkswagen Up! e durante esses dias passei a ser visto como o “Sr. do carro fofinho”.

Por mais que queiramos parecer másculos ao volante do novo Volkswagen Up!, o estereotipo criado à volta desta viatura arruína com qualquer tentativa de querer transparecer um «durão». Assim que encaixei os meus modestos 188 cm’s de pessoa para o interior deste pequeno utilitário o meu índice de fofura aumentou substancialmente… E isso não é objectivamente mau, como poderão ver mais à frente.

Volkswagen Up!

Tudo começou quando a senhora que me acompanhava disse “este carro é como eu gosto, pequeno e super fofinho!”. Já estão a imaginar a minha cara, não estão? A partir daqui foi sempre a subir, ou as mesmas considerações não tivessem sido feitas por duas amigas de um amigo meu. Obrigado Up!.

Depois de digerir estes acontecimentos lá decidi colocar os preconceitos para trás das costas e seguir viagem no Volkswagen mais pequeno do mercado. O trajeto foi, obviamente, todo ele efetuado em ambiente citadino e por incrível que pareça não foi preciso esperar muito para me esquecer que estava a bordo de um automóvel com pouco mais de 3,5 metros de comprimento.

Volkswagen Up! 6

Durante a viagem fiz-me a seguinte pergunta: “O que posso eu esperar de um automóvel novo de 12 mil euros?” Para ser sincero, não muito. Mas também é verdade que nos dias de hoje, um automóvel de 12 mil euros já é um bom carro. E este Volkswagen Up!, não deixa de ser um bom carro. É um carro, que apesar da simplicidade, quase nunca se sente «baratinho».

Não existem pormenores maus no Up!, existem sim pormenores menos bons relativamente a outros modelos da marca. Já a condução em cidade tem tudo para ser simples e tranquila. O Volkswagen Up! cumpre com o estipulado: levar-nos do ponto A ao ponto B e trazer-nos do ponto B novamente para o ponto A. Simples, não é? Se procuram um automóvel prático, barato e pequeno o suficiente para enfrentar os dramas da cidade, então o Volkswagen Up! pode muito bem ser o carro que procuram.

Volkswagen Up!

Ainda assim, notei algumas particularidades que não me deixaram plenamente satisfeito. Por exemplo, a caixa de velocidades para além de não ser nada suave era sonoramente irritante. Pumm, pahhhh, grhhhhh (era assim que a caixa de velocidades comunicava comigo). Solução para este problema: Aumentar o volume do rádio.

Outra aspecto menos positivo centra-se na suspensão e no seu comportamento em estradas mais sinuosas. Falar das estradas portuguesas e não falar de buracos é como falar da seleção portuguesa de futebol e não falar de Cristiano Ronaldo, não é possível. O baloiçar dentro do Volkswagen Up! é notório, principalmente em estradas calcetadas. Mas aqui a culpa não é só do pequeno Up!…

Volkswagen Up!

As idas aos postos de combustível também vão ser mais que muitas, mas atenção, isto não significa que o Volkswagen Up! tenha consumos elevados, porque não tem (4,2l/100 km). O problema é que o pequeno depósito de 35 litros é pouco para quem está habituado a andar em automóveis com 50 litros de depósito. Por isso, não se admirem se virem o ponteiro do combustível descer com demasiada vontade.

Estes são os aspectos mais negativos que encontrei e como podem ver não é nada assim de muito mau. Apesar de ser um carro pequeno e pouco «másculo» não deixa de ter um design atrevido. A dianteira, por exemplo, tem umas linhas um tanto ou quanto agressivas. Já a traseira não faz muito o meu género.

Volkswagen Up!

O habitáculo traz tudo o que é necessário e é surpreendentemente espaçoso. Posso afirmar sem qualquer tipo de problemas que cabem atrás duas pessoas à vontade. Mesmo se o condutor tiver quase dois metros de comprimento… Não é, decididamente, o carro mais confortável do mercado (nem pretende ser…) mas também não é desconfortável, digamos que neste aspecto cumpre. A mala dá para transportar dois ou três sacos das compras e não mais do que isso, contudo, é possível rebaixar os bancos traseiros para aumentar a capacidade de carga.

Volkswagen Up!

Relativamente ao motor de três cilindros não há muito para dizer, cumpre com o expectável. Com 999 de cilindrada e 75 cv de potência podemos «voar» até aos 170 km/h, mas isto nem se quer se equaciona quando falamos neste tipo de automóvel. Nota ainda para as emissões de CO2 que se encontram abaixo das 100 g/km. Em circuito extra-urbano já se sabe… as limitações surgem, ainda assim é possível viajar no Volkswagen Up!.

Nota final: todas as mulheres que entraram neste carro disseram, pelo menos uma vez, a palavra fofinho.

Conclusão: o novo Volkswagen Up! até pode não ser um carro másculo, mas lá que cativa as mulheres, cativa. Por isso, pensem duas vezes antes de desdenharem este pequeno citadino. O «fofurómetro» do Razão Automóvel nunca registou índices tão elevados!

MOTOR 3 Cilindros
CILINDRADA 999 cc
TRANSMISSÃO Manual, 5 Vel.
TRAÇÃO Dianteira
PESO 940 kg.
POTÊNCIA 75 CV / 6200 rpm
BINÁRIO 95 NM / 3000 rpm
0-100 KM/H 13,2 seg.
VEL. MÁXIMA 172 km/h
CONSUMO 4,2 lt./ 100 km
PREÇO 12.962€

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter