Ford FF1 – o Fórmula 1 das estradas públicas

Ford FF1 – o Fórmula 1 das estradas públicas

A Ford vai levar ao Goodwood Festival of Speed, em Julho, um veículo que promete fazer a delicia dos mais «radicais». Sras. e Srs. apresento-vos o Ford FF1.

O Ford FF1 vai chamar (e muito!) a atenção de todos, ou não fosse este um monolugar homologado para «correr» em estradas públicas. Sim, leram bem, estradas públicas. E caso chegue a ser produzido as viagens para o trabalho passariam a ter outro sabor. Infelizmente o Ford FF1, para já ainda não passa de uma «montra tecnológica» para da Ford.

Equipado com o galardoado motor de 1.0 litros EcoBoost de três cilindros o FF1 é capaz de atingir uma velocidade máxima a rondar os 260 km/h. Para aqueles que acham que 260 km/h é uma velocidade sofrível para um monolugar, então experimentem cometer um excesso desses numa volta a Nurburgring. Quando derem conta já têm o coração a bater do lado direito do vosso corpo.

Ford FF1 2013

Este Ford FF1 completou uma volta em Nurburgring (circuito que está agora à venda) em apenas 7 minutos e 22 segundos. Mas esperem lá… então este «carrito» com um motor de 1.0 litros (preparado para debitar 202 cv) conseguiu ser mais rápido que um Lamborghini Aventador ou um Pagani Zonda F? A resposta é: sim. A verdade é que estamos a falar de um veículo super leve e aquilo que é um «pequeno» motor para um automóvel convencional é uma autêntica arma de adrenalina para um monolugar deste género. A Ford anuncia ainda uma melhoria nos consumos em cerca de 2,8 l/100 km.

É importante realçar que a versão de rua não virá com 202 cv mas sim 123 cv, o que não deverá ser um entrave para ninguém. O Ford FF1 irá aparecer ao lado do novo Ford Fiesta ST e do lendário Ford GT40 a 11 de julho no Goodwood Festival of Speed. Ansiosos? Nós estamos…

Ford FF1 2013

Texto: Tiago Luis