Dacia: A «galinha dos ovos de ouro» da Renault

05/01/2013
510 views
Share Button

A Renault não podia estar mais satisfeita com a «perfomance» da Dacia, a marca romena low-cost.

Em tempos de crise, valha à marca francesa Renault a excelente performance da marca romena Dacia. Adquirida em 1999, a low-cost Dacia tem sido a “galinha dos ovos de ouro” da Renault nas águas agitadas do mercado automóvel europeu. As palavras são de Carlos Tavares, Chief Operating Officer da Renault e nº 2 na hierarquia da marca.

A Renault não divulga, mas Morgan Stanley estima que a margem de lucro da Dacia, na venda dos os seus modelos se situa num patamar muito próximo das marcas premium: cerca de 9%.

Sim é isso mesmo… Uma marca low-cost com margens de lucro semelhantes às de marcas como a Audi, BMW, Mercedes e companhia. Em compensação e em termos comparativos, estima-se que a actual margem da Renault se situe algures nos 0,4%. Como dizia o saudoso Fernando Pessa: E esta hein?

Diretor Editorial e co-fundador da Razão Automóvel. Tem 29 anos, ama os automóveis mas tem uma paixão secreta: as duas rodas! Praticante de todo-o-terreno, iniciou-se nas lides da condução aos comandos de um Citroen Ax. Não resiste a umas boas curvas, seja no asfalto ou numa folha de papel.