Notícias Kia Optima Hybrid 2013 – O primeiro híbrido da marca sul coreana

Kia Optima Hybrid 2013 – O primeiro híbrido da marca sul coreana

Agora sim! Os sul coreanos da Kia também já podem gabar-se de terem no seu catálogo um modelo híbrido. O Kia Optima Hybrid é a mais nova aposta da marca asiática para o mercado “ecológico”.

Antes de olharmos mais atentamente para o Optima Hybrid, é importante dizer que a versão mais “comum” chega ao mercado nacional já no final deste mês, com um preço base de 31.990 euros – motor Diesel 1.7 CRDi 136 cv. Já a variante híbrida só chegará aos concessionários no inicio de 2013, e se, por acaso, estiveres interessado em adquirir-lo prepara-te, porque a pirâmide dos preços vai começar nos 35.000 euros.
Esta berlina híbrida é a primeira a usar uma bateria de polímeros de lítio, que como sabem, são apenas usadas em modelos exclusivamente elétricos. A fazer equipa com motor elétrico de 40 cv, está um motor de 2 litros a gasolina a debitar 150 cv, originando assim, uma potência combinada de 190 cv.

Se não houver falhas neste trabalho de equipa, Optima Hybrid conseguirá cumprir uma aceleração dos 0-100 km/h em 9,4 segundos e será capaz de atingir os 192 km/h de velocidade máxima. Segundo a marca sul coreana, este Hybrid tem um consumo combinado de 5,4 l/100 km e as emissões de CO2 andam na casa das 120 g/km.

Em relação ao modelo “convencional” as diferenças exteriores não vão ser muitas. O híbrido virá com uma “grelha ativa” (as alhetas fecham-se à medida que a velocidade aumenta), jantes de 17 polegadas criadas especificamente para esta variante, defletor na tampa da mala e um logótipo na traseira a simbolizar a tecnologia híbrida. Para o interior, apenas destaque para o novo painel de instrumentos que está, logicamente, preparado para mostrar ao condutor o funcionamento do sistema híbrido.



Texto: Tiago Luís