Clássicos Este homem conduz todos os dias um Porsche 962C nas ruas do Japão

Este homem conduz todos os dias um Porsche 962C nas ruas do Japão

Japão! Terra dos desenhos animados pornográficos, sanitas inteligentes e canais de televisão com “nonsense” a passar 24H por dia. É também a terra onde podemos ver no espelho retrovisor um veterano das corridas de endurance, o famoso Porsche 962C!

Para muitos, é considerado a maior e mais poderosa arma de velocidade massiva que a Porsche alguma vez construiu. Este Porsche tem no seu curriculum vitae mais de 180 vitórias – mais do que o seu antecessor, o também mítico Porsche 956. Aliás, reza a história que o 962 foi desenvolvido porque o 956 era perigoso demais.

No total, foram construídos 91 Porsches 962, mas cada um era uma peça única, já que muitas equipas privadas modificavam cada centímetro do carro para ir de encontro às suas necessidades competitivas. Existem até alguns 962 em que foi trocado o chassis de alumínio por um em fibra de carbono.

Shuppan 962 CR

Este carro, em particular, foi desenvolvido por Vern Schuppan, vencedor das 24 horas de Le Mans de 1983 com um Porsche 956. Também teve uma carreira de sucesso no Japão, tendo ganho vários campeonatos com o seu 956. Foi dono de uma equipa de competição que venceu bastantes provas com um Porsche 962.

Graças aos seus contatos com investidores japoneses, teve luz verde para desenvolver uma versão de estrada do 962. O Shuppan 962 CR foi lançado em 1994 e custava qualquer coisa como 1.5 milhões de euros, o que era uma incrível quantidade de dinheiro, tendo em conta o ano em que estávamos. Infelizmente, a economia soluçou e 2 carros destes que foram entregues no Japão nunca chegaram a ser pagos. Schuppan viu-se assim obrigado a declarar bancarrota e nem a sua equipa de competição conseguiu salvar.

O carro que estão prestes a ver neste filme era um dos protótipos do 962 CR, que manteve a carroçaria do carro de competição. Este protótipo tem muitas peças do 956 e do 962 e ainda tem o chassis em fibra de carbono, é um verdadeiro Frankenstein da época de ouro da Porsche. O motor era um 6 cilindros em linha de 2,6 litros twinturbo capaz de desenvolver 630 cv de potência, o peso do veículo ficou-se nos 850 kg graças ao chassis de fibra de carbono.

Este 962C anda à solta nas ruas de Tatebayashi no Japão. O dono do carro, por mais incrível que pareça, diz que apesar de ser um carro de corrida, é surpreendentemente confortável e fácil de conduzir. Eu acho que o coração dele fala alto demais, mas uma coisa é verdade, andar na rua com um carro destes deve fazer muitas pessoas ganharem torcicolos!

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter