Volvo V40 2013 com variantes R-Desing e Cross-Country

Volvo V40 2013 com variantes R-Desing e Cross-Country

Marca Sueca aposta no lançamento de novas versões do V40 para potenciar as vendas.

Paris serviu de berço para o nascimento de duas novas versões do Volvo V40, a mais desportiva versão R-Design e a mais polivalente versão Cross-Coutry. No fundo estas duas versões não mais do que um V40 «normal» com uma nova cosmética.

A Volvo V40 R-Design tem um design mais agressivo e desportivo. Carácter que lhe é emprestado pelos novos para-choques, grelha frontal com acabamento «silk-metal, jantes de maior dimensão, e espelhos retrovisores com acabamento em cor diferente da carroçaria, e escapes cromados.No interior, a personalidade mais atrevida desta versão também se faz notar através de um volante mais desportivo, pedais em alumínio e o logótipo R-design espalhado um pouco por todo o lado. Em termos dinâmicos apenas a suspensão difere das versões «convencionais», por terem uma afinação ligeiramente mais rigida.

Nos motores não há qualquer mexida, mantém-se tudo na mesma. Podendo esta versão ser associada a qualquer motorização da gama V40, desde a menos potente D2 até ao potente T4.

O Volvo V40 Cross-Country segue a mesma filosofia da versão R-Design, mas numa vertente mais vocacionada para a polivalência. Para além da suspensão ligeiramente mais elevada (mais 40mm que a versão normal) nada difere mecânicamente da versão standard. Só os acabamento exteriores é que divergem, com parachoques mais robusto, mais preparados para enfrentar os toques na cidade do que propriamente uma tirada de todo-o-terreno. Até porque a tracção é só dianteira.



Texto: Guilherme Ferreira da Costa