Novo Audi A3 Sportback 2013 oficialmente apresentado

Novo Audi A3 Sportback 2013 oficialmente apresentado

A nova gama Audi A3 conhece agora a versão 5 portas, uma vez mais baptizada de Sportback. Mais espaço e maior versatilidade são as promessas que a marca dos anéis faz aos potenciais interessados nesta familiar compacto. 

A casa de Ingolstadt acaba de apresentar os detalhes e fotos da versão 2013 do Audi A3 Sportback, a uma semana da sua apresentação oficial no Salão Automóvel de Paris. Comparativamente com a versão 3 portas, esta nova versão de 5 portas é 73mm mais longa, e tem uma distancia entre eixo também ela mais longa em 35mm, perfazendo 2636mm. Portanto, 58mm mais longa que a versão que agora cessa funções.Como consequência deste crescimento exterior, também as cotas interiores aumentaram. Sem quantificar o ganho de espaço para as pernas, a Audi garante que a diferença é substância. A capacidade de carga também aumentou, em 15 litros, situando-se agora nuns bastante generosos 38o litros de capacidade. Um valor que aumenta para 1220 litros através do rebatimento dos bancos traseiros.

Em comparação com o modelo que agora cessa funções, a Audi anuncia um emagrecimento superior a 90kg, graças à adopção da plataforma MQB. No entanto, comparativamente ao seu irmão de três portas, como consequência do aumento das dimensões, a Audi anuncia um aumento de 30kg, num total de 1205kg.

Nas motorizações, não haverá novidades. Os motores disponíveis na versão Sportback serão os mesmos que já conhecemos do A3 de 3 portas. Ou seja, o 1.4 e 1.8litros TFSI alimentados a gasolina, e o 2.0 litros TDI a gasóleo.

Numa segunda fase, a Audi pondera contudo, a introdução de uma versão 1.2 litros TFSI de 105cv de potência e 175Nm de binário máximo. Que poderá eventualmente fazer deste Audi A3, a geração mais acessível de sempre. Sinais dos tempos…



Texto: Guilherme Ferreira da Costa