O mais atinado da turma: Audi S3 2013 revelado

O mais atinado da turma: Audi S3 2013 revelado

O mais atinado da turma. Longe das loucuras do acrobático BMW 135i, do despachado Ford Focus ST ou da panaceia visual do Opel Astra OPC surge agora o renovado o Audi S3 2013.

Mesmo à beira da abertura do Salão Automóvel de Paris, que é já na próxima semana, a Audi aguçou-nos ainda mais a curiosidade revelando as primeiras fotos e vídeos do novíssimo Audi S3 que será oficialmente apresentado neste salão, juntamente com o A3 Sportback.

Considerado por muitos como o «o mais bem comportado» desportivo do segmento C, o Audi S3 sempre foi um compêndio de eficácia, muitas vezes até em detrimento da sacrossanta diversão ao volante.

Até parece que tem noção da herança que lhe pesa sobre os ombros: Ser um digno representante do seu avô, o Audi Quattro. Ninguém lhe pediu que o seja, mas ele acha que sim. Por isso leva-se muito a sério e nunca é amigo de grandes brincadeiras ao volante como enormes power-slides ou travagens queimadas. Isso não é com ele. Com ele a palavra de ordem é eficácia máxima. Vamos ver se nesta geração as coisas mudam um pouco de figura.Debaixo do capot encontramos mais uma vez o nosso velho conhecido motor 2.0 TFSI a gasolina, mas ligeiramente revisto. Agora a debita 296cv, mais 35cv do que anteriormente, e 380Nm às 5.500Rpm.

Como não podia deixar de ser toda esta simpática potência é entregue gentilmente às quatro rodas, pelo sistema Quattro e por via da caixa S-Tronic de dupla embraigem. Sistemas que ajudam (e muito…) a que este Audi cumpra os 0-100km/h em somente 5,1seg. Com a caixa manual este exercício demora um pouco mais, 5,8 seg. para ser exacto. A velocidade máxima situa-se nuns magníficos 250km/h (limitados eletronicamente).

O consumo médio de combustível anunciado pela marca – vamos fingir que acreditamos… – é de 6.9 litros/100km com a caixa manual, e de 7.0 litros/100km com a caixa S-Tronic. Para estes valores tão animadores, diz a marca que contribui em grande medida a cura de peso da nova geração. Menos 60kg que a versão anterior, graças à tão famigerada plataforma MQB.

Para além do consumo – E por conseguinte a nossa carteira… Quem também beneficia com este emagrecimento é a dinâmica. A marca alemã diz que este S3 será o mais competente de sempre. A suspensão, face às versões normais são 25mm mais baixas, os travões são específicos desta versão e até a electrónica foi revista.Onde não se nota grande diferença é no aparato estético. Só um olho mais treinado consegue distinguir esta versão das convencionais. À excepção da presença de quatro escapes na traseira, e dos logotipos S3 um pouco por toda a parte, pouco mais distingue este S3 de um Audi A3 convencional com o kit S. Para uma versão desportiva este S3 até é bastante sóbrio. Fica relativamente distante do aparato «por favor olhem para mim» do Ford Focus ST ou Opel Astra GTC OPC, por exemplo.

Já no interior, reinam novas aplicações em alumínio escovado, os bancos desportivos com o logótipo S-line, o volante com fundo direito e o exclusivo indicador de pressão do turbo. Alguns bónus que nos farão sentir um pouco mais «especiais» dentro deste S3.

Com chegada prevista no próximo ano a portugal, este eficaz e rápido Hatchback custará 38.800€ na Alemanha. Em Portugal ainda não existem preços.



Texto: Guilherme Ferreira da Costa