Clássicos UMM: O que é Nacional é bom!

Glórias do Passado

UMM: O que é Nacional é bom!

Quando a tecnologia se ajusta às necessidades do ser humano, nascem verdadeiras obras-primas. É neste contexto que vimos nascer a UMM. Ok, não é uma obra-prima. Mas quem feio ama…

UMM Cournil

Apesar de não ser uma “coqueluche” tecnológica foi e continua a ser um veículo bastante versátil. Pode mesmo dizer-se que é um veículo multifuncional, concebido originalmente com duas motorizações e seis carroçarias, permitiu que durante vários anos o UMM penetrasse nas mais variadas áreas com sucesso.

Ao iniciar a sua aventura no mercado automóvel, a UMM criou novos níveis de aplicação para os veículos de tração às quatro rodas. Desde a competição com o famoso Paris-Dakar — no qual o valente pupilo nacional fez boa figura — passando pelo uso particular, profissional e utilitário, até ao fabrico para fins militares, onde apesar de “velhinho” ainda é utilizado.

Foram inúmeros os palcos onde este monstro luso esteve presente ao longo de quase 40 anos de produção, desde o primeiro UMM Cournil até á mais recente versão, o UMM Alter.

VEJAM TAMBÉM: Estas 11 marcas de automóveis são portuguesas. Conheces todas?

Pois é, o UMM é mesmo valente. Para quem nunca conduziu nenhum, saibam que este fiel amigo apesar de parecer uma carroça empenada e ser desconfortável como o diabo, torna-se o nosso melhor amigo naquelas aventuras mais arriscadas…

Este é daqueles carros de que se aprende a gostar e com o tempo vemos que ele nos responde sempre positivamente. É de uma fiabilidade extrema, nunca se nega. Seja na mais valente subida, onde temos que o pôr a andar lentamente como um trator (redutoras), ou em estrada a fazer quilómetros — embora muito lento e barulhento chega sempre ao destino.

 

Por vezes é “normal” ficarmos sem caixa de velocidades, ou com a manete das mudanças na mão. Toda a regra tem a sua exceção não é? Nada que uma ida à oficina de um amigo não resolva. Aqueles que privam com ele (como eu…) sabem que basta encaixar o perno à caixa de velocidades e está feito. Podemos andar mais uma «carrada» de quilómetros sem qualquer problema.

VEJAM TAMBÉM: Sabes conduzir na areia? 5 dicas para não ficares atascado

É por isto e por muito mais que o UMM é um carro mítico e nunca irá ser esquecido. A extrema versatilidade é a sua maior virtude. Esperamos que viva no ativo por muitos e longos anos e quem os tem que os preserve!

TEXTO: André Pires (aficionado por clássicos e feliz proprietário de um UMM)