Notícias Audi: A1 Quatrro com 256 cv para 2012

Audi: A1 Quatrro com 256 cv para 2012

Depois de alguns rumores em que a Audi se preparava para lançar o A1 com mais de 500 cv, a marca alemã apresenta agora um A1 com metade da potência, 256 cv. Ainda assim, é um pequeno (grande) “supermini”!

Este A1 Quattro com um motor do Audi S3 – 2.0 TFSi com injecção directa de quatro cilindros – levou umas pequenas afinações que o tornaram ligeiramente menos potente, mas apesar disso é capaz de debitar 256 cv de potência às 6.000 rpm e 350 Nm de binário às 2.500 rpm.

O A1 Quattro que se especulava ter os nomes S1 ou RS1, terá uma edição limitada de apenas 333 unidades e conta, como o nome indica, com tracção às quatro rodas.

Segundo a marca alemã, as performances deste modelo compacto são algo do outro mundo, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades consegue ir dos 0-100Km/h em apenas 5,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 245Km/h. Para além disso, foram ainda anunciados consumos médios de 8,5L/100Km.

Mas se ainda não está satisfeito, fique a saber que o A1 Quattro está equipado com um sistema de controlo de estabilidade (ESP) reprogramado e o sistema Quattro possui um diferencial de autoblocante electronicamente controlado, são tudo razões para o deixar de água na boca.

Falando agora no visual, este A1 Quattro está para o A1 1.4 TFSI de 185 cv, como o Vin Diesel está para o Brad Pitt, se não vejamos:
– Esta edição exclusiva surge apenas em branco metalizado com acabamento em preto brilhante no tejadilho e nos pilares, assim como os detalhes na grelha e na metade inferior da porta traseira;
– Recebeu um novo pára-choques dianteiro com enormes entradas de ar nas laterais para conseguir arrefecer o potente motor.

– Na traseira, uma agressiva lista negra na tampa da mala, um spoiler de grandes dimensões, e duas ponteiras de escape enormes.
– E ainda, luzes LED traseiras, vidros traseiros fumados, novas saias laterais e umas jantes enormes de 18′.

Para o interior, o ambiente desportivo surge revestido com revestimentos em couro preto com costuras vermelhas contrastantes, volante e bancos desportivos, manete de mudanças e pedais em alumínio e um painel de instrumentos revisto.

A produção do A1 Quattro está prevista arrancar já em Janeiro, mas só será comercializado no segundo semestre de 2012.

É impossível ficar indiferente a este “supermini”.


Texto: Tiago Luís