Um Ferrari à dimensão “500”

21/11/2011
319 views
Share Button

Para descontrair e esquecer a crise por momentos… voltei ao meu passado vivido durante quase 20 anos, os automóveis e tudo o que gira à sua volta. Mas vale porque parece tratar-se de um brinquedo para termos numa galeria lá em casa, também demonstrativa da capacidade da indústria europeia que afinal não estará a viver uma crise tão profunda.

O Fiat 500 à semelhança do Volkswagen Carocha e do novo Mini é um dos automóveis considerados fashion, porventura entre os mais revivalistas dentro de preços mais aceitáveis. Outras marcas exprimentam sucessos semelhantes. Um dos maiores – o Alfa Romeo 8C – já custa (em 2ª mão, via internet) mais de 290.000 euros tão só porque foram produzidos 500 com capota e outros tantos descapotáveis e todos com clientes antecipados e destinados a coleccionadores.

Mas talvez porque a crise aperta, manda despertar os mais pequenos, transformando-os em verdadeiros brinquedos aspiracionais. A Fiat através da sua divisão Abarth acaba de mostrar uma versão do modelo 500 exclusivo, construído em homenagem à Ferrari a que baptizou de Abarth 695 «Tributo Ferrari». Trata-se de uma forma da marca italiana através da sua divisão de competição prestar tributo à sua marca do «Cavallino Rampante». Porventura criar um pequeno Ferrari, mais á medida das carteiras dos condutores comuns. No entanto, levanta-se a questão de estarmos perante uma série limitada que não chegará às 200 unidades.

Diretor Financeiro e co-fundador do RazãoAutomóvel. Tiago Luís, está há mais de duas décadas neste mundo e é um verdadeiro apaixonado pelo «borbulhar» de um bom motor italiano. Os postos de abastecimento de combustível são a sua segunda casa...