Notícias Isto sim é de homem: Um “muscle” e uma estrada de montanha!

Isto sim é de homem: Um “muscle” e uma estrada de montanha!

Confesso que o Drift enquanto disciplina motorizada não me aquece nem arrefece… simplesmente ignoro. É uma modalidade que pela sua natureza exagera em todos os sentidos – até no mau gosto das decorações dos carros… – me afasta, parece coisa de adolescente.

Afasta-me definitivamente, talvez por contrariar um princípio basilar dos desporto automóvel: chegar primeiro. Depois – como já disse- há toda aquela filosofia exagerada, panaceia e “show-off” que não jogam a seu favor. Para mim, enquanto modalidade, nunca passará de um exercício de estilo.

Mas! Há sempre um mas… se retirarem ao Drift todos os artifícios “new-edge” como marcas de roupa, cores vibrantes e exageros mais condizentes com estrelas rock do que com pilotos e o reduzirem à sua essência, aí sim… Temos algo verdadeiramente apaixonante!

O vídeo que agora vêem, é exemplo desse mesmo “mas” e dessa tal pureza: Uma estrada de montanha onde os erros se pagam caros; um carro não japonês , mas sim um puro músculo; e um piloto sem mimetismos de vedeta ou anúncios a bebidas energéticas da moda no fato ou no bólide.

No fundo – estabelecendo um paralelismo com outra modalidade – podemos comparar o Drift ao Wrestling: parece luta mas não é luta, e no entanto todos os ingredientes estão lá. Assim como o Drift também tem carros e pilotos etc… mas não é uma corrida.
Vê agora a acção captada por câmaras dentro do habitáculo:

Isto sim é de homem! Mas deixando-me de conversa fiada… Os exemplos que agora visualizaram são a minha “excepção à regra”. Dois vídeos “old-school” onde puro talento e uma estrada de montanha se cruzam para dar origem a momentos de pura adrenalina. By the way… O carro em questão é um Ford Mustang V8 da década de 80′ e o piloto um luxemburguês de seu nome Yves Faber. Com um pouco de sorte ainda tem uma costela portuguesa…


Texto: Guilherme Ferreira da Costa