Notícias Faleceu Sérgio Scaglietti: lendário designer da Ferrari

Faleceu Sérgio Scaglietti: lendário designer da Ferrari

Faleceu esta semana aos 91anos o lendário designer automóvel da fábrica de Maranello, Sérgio Scaglietti. Dedicado ao à montagem de carroçarias desde tenra idade, Sérgio Scaglietti foi protagonista de uma das mais belas histórias de casamento entre um homem e uma marca: plena de conquistas e marcos históricos.
Como disse Luca De Montezemolo, chairman da Ferrari, ” Perdemos um amigo, mas também um companheiro de longa viagem, que terá para sempre o seu nome ligado ao Cavallino Rampante. Sergio Scaglietti deixa o legado de um verdadeiro artista. Criou com seu talento alguns dos mais belos carros de todos os tempos”.

Scaglietti nasceu em Modena, Italia, onde conseguiu o seu primeiro trabalho como carroçador e bate-chapas aos 13 anos de idade. Aos 17, juntamente com o seu irmão mais velho e um empregado da sua antiga oficina lançaram sorte à aventurar e abriram uma oficina por conta própria. Não tardou até que o próprio Enzo Ferrari começasse a recorrer aos serviços do jovem Scaglietti, depois de ter admirado o trabalho desenvolvido pelo jovem delfim em 1950 na recuperação de um carro de corridas. A consagração veio com o encomenda do desenvolvimento do chassi por parte da Ferrari.

Para a posteridade irão perdurar autênticos marcos da história automóvel como o Ferrari 250 Testa Rossa, 500 Mondial, 750 Monza e tantos outros veículos que ajudaram a forjar o nome Scaglietti na história da fábrica de Maranello.

Ferrari 250 Testa Rossa
Ferrari 500 Mondial
Ferrari 750 Monza


Texto: Guilherme Ferreira da Costa